spot_img
spot_img

Celebrando o dia do trigo: sete tipos de pão e seus usos em receitas

spot_img
Compartilhe:

Por Elainy Castro

Quem não é fã de um pão quentinho na hora do café da manhã? A data de 10 de novembro marca o Dia do Trigo, um dos alimentos mais fundamentais na história da humanidade. Segundo os historiadores, o cultivo desse cereal iniciou há cerca de dez mil anos, no Oriente Médio. Ao longo dos séculos, o trigo desempenhou um papel crucial na transição da humanidade da caça e coleta para a agricultura e os assentamentos permanentes. Hoje, o trigo é uma cultura essencial para a produção de alimentos em todo o planeta.

Pães de trigo podem ser uma fonte significativa de carboidratos, fibras, proteínas e várias vitaminas e minerais. O pão integral, por exemplo, é rico em fibras, que são benéficas para a digestão, enquanto o pão multigrãos fornece uma variedade de nutrientes.

O gerente de produção da Bumba Alimentos, do Grupo Mateus, Jhonatas Luís, afirma que as lojas contam com uma variedade de pães de vários tipos e sabores. “Nossa seleção de pães inclui desde o clássico pão francês até pães artesanais únicos. Nossa equipe está pronta para ajudar a escolher a variedade perfeita dessa iguaria tão fundamental na alimentação brasileira”, garante o gerente.

Para comemorar esse ocasião especial, exploraremos oito tipos populares de pão e como eles podem ser usados em receitas para enriquecer nossa alimentação diária:

Conheça os tipos de pão e seus usos em receitas:

Pão Francês: também conhecido como baguete, pão de sal ou, no Maranhão, como pão massa grossa, este tipo de pão possui casca crocante, miolo macio e é perfeito para o café da manhã. Pode consumi-lo da forma mais simples: quentinho, com manteiga ou requeijão para acompanhar.

Pão de Forma: este pão de trigo macio é perfeito para sanduíches leves. O seu sabor neutro faz com que ele aceite bem as mais variadas combinações, que vão de um tradicional misto quente ao sanduíche natural, passando, inclusive, por variações doces. Também pode ir ao forno e ser servido sob a forma de torradas.

Pão Integral: feito com farinha de trigo integral, este tipo de pão é considerado mais nutritivo, devido ao seu alto teor de fibras. Dica. Use como base para sanduíches saudáveis.

Pão Brioche: de consistência extremamente macia, já que é enriquecido com manteiga e ovos, este pão tem o sabor rico e levemente adocicado. Por isso, fica ótimo em sobremesas, como rabanadas ou torradas francesas e, ainda, com geleias à base de frutas.

Pão Multigrãos: deseja um pouco mais de textura e valor nutricional? Apele para o pão multigrãos, que conta com sementes de girassol, linhaça e aveia na sua composição. Pode ser utilizado em sanduíches e saladas.

Pão sírio: este pão achatado, macio e flexível não atende só aos amantes da culinária árabe. De sabor neutro, essa variedade é um verdadeiro coringa da cozinha e pode servir de base para kebabs, wraps, pizzas e o que mais a sua imaginação mandar.

Focaccia: esta é para os fãs de pratos italianos. A focaccia é um pão plano, coberto com azeite, e ervas, o que lhe dá aromas e sabores extremamente peculiares. É ótimo para usar como base de sanduíches gourmet e até servir junto de alguns tipos de queijos e vinhos.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Vazio no ninho: meus filhos cresceram, e agora?

Por Juliana Castelo Ao nascer um bebê, nascem um pai e uma mãe. Amor, cuidado e proteção são palavras-chave na jornada de criar uma criança...

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...