spot_img
spot_img

40 dias para o Enem: cinco dicas de especialista para se destacar nas provas

spot_img
Compartilhe:
Hand with pen over application form
Reportagem/Juliana Castelo
Medicina, Direito, Biomedicina, Engenharia, Fisioterapia, Odontologia. Todos esses cursos estão entre os que registraram as notas de corte mais altas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025. A concorrência acirrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nos vestibulares mais tradicionais do país lembra que o sonho de defender a Justiça, vestir um jaleco branco ou desenvolver novas tecnologias vai exigir muito mais do que apenas vocação.
Este ano, o Enem acontece nos dias 9 e 16 de novembro, o que significa que faltam apenas 40 dias para as provas. A pressão e o nervosismo são muito comuns na reta final de preparação, especialmente quando o alvo do estudante é um desses cursos mais concorridos. Por isso, confira abaixo cinco dicas de especialistas em vestibular para extrair o máximo da sua rotina de estudos.
  1. Organize a rotina de estudos para abranger o máximo de conteúdo. 
Se o seu foco é em um curso ou universidade muito concorrida, é preciso saber que as horas de estudo também precisam ser muitas. “ Cursos como Medicina têm provas mais pesadas e também mais concorrência. A rotina diária, então, precisa ser muito organizada e com um bom planejamento para que seja possível tirar o melhor aproveitamento”, destaca o professor de Matemática do Colégio Audaz, Mário Pereira.
  1. Foque nos simulados e resolução de questões. 
Outra dica do professor Mário Pereira é resolver exercícios, especialmente simulados e questões de provas anteriores. Isso ajuda o candidato a se familiarizar com o estilo da prova. “Além disso, os simulados ajudam o estudante a se preparar melhor para o tempo de prova e a lidar com a pressão no dia do vestibular”, reforça.
  1. Domine os “quatro pilares” do Enem.
Você sabia que até o grau de complexidade da questão que você erra podem influenciar na sua aprovação? Isso acontece graças ao TRI, o algoritmo que calcula a nota do Enem e foi especialmente desenvolvido para evitar chutes. “Se o candidato erra uma questão fácil e acerta uma difícil, o TRI faz com que isso tenha impacto na nota”, explica o professor de História do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, Júlio César. Segundo ele, os outros pilares do Enem que precisam ser dominados são a gestão de tempo, a redação e a disciplina de estudos.
  1. Dê atenção especial à redação.
Seja para o Enem ou para outros vestibulares, a redação é sempre um diferencial. O estudante precisa treinar para escrever dentro do padrão exigido pela instituição e obedecer às regras de clareza e coesão do texto, além de ficar atento às regras gramaticais. “Estar atento a esse formato pode garantir pontos decisivos”, ressalta Júlio César.
  1. Estude de acordo com o edital do vestibular que você almeja. 
Os processos seletivos são diferentes uns dos outros e, por isso, tem mais chances quem fica atento ao edital. Um exemplo é o Programa de Acesso ao Ensino Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Segundo Júlio César, quem vai prestar esse vestibular precisa ficar atento. “Em uma prova de 60 questões, o melhor cenário é que o candidato praticamente feche a prova. Apesar de ser contextualizada, é uma prova mais conteudista. Por isso, é muito positivo estar 100% por dentro das leituras exigidas e treinar especificamente para a redação da instituição”, finaliza Júlio César.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Hapvida recebe selo de reconhecimento público por contribuição à diversidade e à inclusão no Poder Judiciário

Reportagem/Aline Sousa Empresa incentiva o equilíbrio do perfil étnico-racial dos magistrados brasileiros, dentre os quais 81% são brancos, 13,5% são pretos e pardos e apenas...

Oito meses de governo: avaliação dos secretários da gestão Rafael Brito

Passados oito meses da gestão do prefeito Rafael Brito, analistas políticos e administrativos afirmam que já é possível avaliar o desempenho de seus secretários...

Responsabilidade social: quando o cuidado com o outro transforma a sociedade

Reportagem/Amanda Couto Falar sobre responsabilidade social é falar sobre compromisso com o bem comum. É entender que cada pessoa, empresa ou instituição pode, e deve...