spot_img
spot_img

Desenrola Brasil: vai participar do programa de renegociação? Aproveite para reorganizar as finanças

spot_img
Compartilhe:

Por Juliana Castelo.

Seja para comprar uma casa, viajar pelo mundo, educar os filhos ou se aposentar com segurança, a organização financeira é o caminho fundamental para atingir seus objetivos financeiros de longo prazo. Tomar decisões conscientes sobre como você usa seu dinheiro não só oferece segurança e tranquilidade, mas também é fundamental para eliminar preocupações e ansiedades.

A coordenadora do Núcleo de Negócios da Faculdade Facimp Wyden, Petra Fernanda, destaca a importância da agilidade para renegociar dívidas. “Ao se deparar com uma fatura que você não pode pagar, é importante renegociar a dívida rapidamente, procurando a instituição financeira para avaliar as melhores opções de refinanciamento. Vale lembrar que juros como os que incidem sobre cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, estão entre os maiores do mercado financeiro. Caso você aguarde mês seguinte, a fatura já estará com valores ainda mais exorbitantes e isso comprometerá toda a sua vida financeira”, explica.

Avaliar as finanças, estabelecer metas e implementar estratégias fazem parte do processo de tornar a vida financeira mais equilibrada e saudável. Ao revisar os gastos, você pode identificar áreas em que está gastando mais do que deveria, por exemplo. “Isso permite ajustar seus hábitos de gastos, reduzir desperdícios e direcionar seu dinheiro para onde realmente importa”, descreve a especialista.

A profissional destaca que, nessa jornada de reorganização, o consumo consciente é essencial e cita algumas dicas práticas que podem ajudar no planejamento. “Evite desperdícios. Escolha cartões sem tarifas, evite o uso de muitos cartões e não comprometa mais de 30% da sua renda com cartão de crédito. Reconsidere serviços por assinatura e controle as contas de consumo como energia elétrica, água, combustível e alimentação, que são essenciais. Ferramentas que registram os ganhos e gastos, como planilhas e aplicativos, podem ser uma boa forma de recomeçar seu planejamento financeiro”, afirma.

DESENROLA BRASIL

O Programa Desenrola Brasil possibilita aos brasileiros negativados a renegociação de dívidas. A renegociação pode ser feita pela internet através do acesso pela conta gov.br, sendo necessário ter o nível prata ou ouro. Caso a sua conta seja nível bronze, é necessário aumentar os níveis de segurança para ter mais acesso aos serviços digitais. Os elegíveis a esse programa são as Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até 2 salários-mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes poderão negociar suas dívidas com desconto.

A professora enfatiza, ainda, como a educação financeira deve estar presente no dia a dia das pessoas. “É importante que os brasileiros que procuram esse serviço não voltem novamente a cair nessa situação de inadimplência e endividamento. Por isso, o programa também conta com cursos de educação financeira que estão presentes dentro da plataforma: são vídeos disponibilizados aos usuários com a temática de como evitar novas situações de endividamento e de restrição de crédito. É importante que todos tenham acesso de forma simples a conteúdos que ajudem na organização financeira familiar”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...