spot_img
spot_img

Desenrola Brasil: vai participar do programa de renegociação? Aproveite para reorganizar as finanças

spot_img
Compartilhe:

Por Juliana Castelo.

Seja para comprar uma casa, viajar pelo mundo, educar os filhos ou se aposentar com segurança, a organização financeira é o caminho fundamental para atingir seus objetivos financeiros de longo prazo. Tomar decisões conscientes sobre como você usa seu dinheiro não só oferece segurança e tranquilidade, mas também é fundamental para eliminar preocupações e ansiedades.

A coordenadora do Núcleo de Negócios da Faculdade Facimp Wyden, Petra Fernanda, destaca a importância da agilidade para renegociar dívidas. “Ao se deparar com uma fatura que você não pode pagar, é importante renegociar a dívida rapidamente, procurando a instituição financeira para avaliar as melhores opções de refinanciamento. Vale lembrar que juros como os que incidem sobre cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, estão entre os maiores do mercado financeiro. Caso você aguarde mês seguinte, a fatura já estará com valores ainda mais exorbitantes e isso comprometerá toda a sua vida financeira”, explica.

Avaliar as finanças, estabelecer metas e implementar estratégias fazem parte do processo de tornar a vida financeira mais equilibrada e saudável. Ao revisar os gastos, você pode identificar áreas em que está gastando mais do que deveria, por exemplo. “Isso permite ajustar seus hábitos de gastos, reduzir desperdícios e direcionar seu dinheiro para onde realmente importa”, descreve a especialista.

A profissional destaca que, nessa jornada de reorganização, o consumo consciente é essencial e cita algumas dicas práticas que podem ajudar no planejamento. “Evite desperdícios. Escolha cartões sem tarifas, evite o uso de muitos cartões e não comprometa mais de 30% da sua renda com cartão de crédito. Reconsidere serviços por assinatura e controle as contas de consumo como energia elétrica, água, combustível e alimentação, que são essenciais. Ferramentas que registram os ganhos e gastos, como planilhas e aplicativos, podem ser uma boa forma de recomeçar seu planejamento financeiro”, afirma.

DESENROLA BRASIL

O Programa Desenrola Brasil possibilita aos brasileiros negativados a renegociação de dívidas. A renegociação pode ser feita pela internet através do acesso pela conta gov.br, sendo necessário ter o nível prata ou ouro. Caso a sua conta seja nível bronze, é necessário aumentar os níveis de segurança para ter mais acesso aos serviços digitais. Os elegíveis a esse programa são as Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até 2 salários-mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes poderão negociar suas dívidas com desconto.

A professora enfatiza, ainda, como a educação financeira deve estar presente no dia a dia das pessoas. “É importante que os brasileiros que procuram esse serviço não voltem novamente a cair nessa situação de inadimplência e endividamento. Por isso, o programa também conta com cursos de educação financeira que estão presentes dentro da plataforma: são vídeos disponibilizados aos usuários com a temática de como evitar novas situações de endividamento e de restrição de crédito. É importante que todos tenham acesso de forma simples a conteúdos que ajudem na organização financeira familiar”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Vereador Francisco Borges tem nome homologado em convenção no último domingo

O nome de Francisco Borges foi homologado pelo MDB e disputará uma das cadeiras da Câmara em aliança com o Deputado Rafael. Nome dos mais...

Equatorial Maranhão e Governo Federal assinam convênio para a expansão do Programa Luz Para Todos

Quase 10 mil famílias maranhenses serão beneficiadas O Presidente Luís Inácio Lula da Silva e o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, assinaram o...

Bateu a ressaca? Saiba como os alimentos certos podem ajudar

Por James Pimentel Exagerou no happy hour? Após uma noite de excessos alcoólicos, a recuperação do organismo pode ficar mais fácil se forem adotadas algumas...