spot_img
spot_img

16ª Semana Maranhense de Dança (SMD): Programação está repleta de espetáculos e oficinas

spot_img
Compartilhe:

Com o patrocínio da Equatorial Maranhão, a SMD acontece de 21 a 30/11

A Semana Maranhense de Dança (SMD) traz uma série de oficinas que contemplam as diversas linguagens da dança, com o objetivo de aprimorar a formação de dançarinos profissionais e aprendizes, contribuindo para o fortalecimento dos fazeres artísticos e da cadeia produtiva da cultura maranhense. O evento conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo.

A analista de Comunicação da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância de valorizar a dança em um evento como esse no Estado. “Para nós da Equatorial Maranhão é muito importante incentivar e patrocinar a Semana de Dança para enriquecer cada vez mais a cultura do nosso Estado. O evento é um momento para destacar e valorizar os participantes que se dedicam no mundo da dança. Além de proporcionar esse momento de visibilidade, o evento também leva o acesso para que as pessoas possam acompanhar os espetáculos e fomentar as companhias locais. Trazer o acesso à arte e cultura para toda a comunidade é um grande compromisso da Equatorial”, enfatizou Jeane.

A SMD, que acontece no Teatro Arthur Azevedo e em espaços públicos, conta com mostras competitivas e coreográficas, oficinas, residências, entre outras atividades que ajudem no desenvolvimento profissional e artístico dos participantes. O evento busca viabilizar o acesso à comunidade, oferecendo ingressos 100% gratuitos para a totalidade da programação, além de também incentivar o intercâmbio entre artistas maranhenses e de outros estados, por meio da residência artística.

A 16ª edição traz para o centro da cena as discussões que formam o conceito cultural, os “outros brasis” que saltam em nossa contemporaneidade, nos quais o Maranhão está inserido, e que vão de encontro às ideias e conceitos hegemônicos presentes em nossa sociedade. O tema ‘Brasilidades Maranhenses’ foi escolhido para abrilhantar esta Semana, propiciando um espaço onde pretende-se ressaltar as intersecções presentes nas nossas brincadeiras, folguedos e danças populares com as discussões e práticas das danças, bem como de suas pluralidades de movimentos na contemporaneidade.

Toda a programação do evento é gratuita e para assistir aos espetáculos, o público poderá fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo duas horas antes do início das apresentações. A Semana Maranhense de Dança seguirá com atividades durante toda a semana até o dia 30 de novembro. Para conferir a programação completa acesse o perfil do Instagram do evento @smd16_2022.

Sobre a Semana Maranhense de Dança

A “Semana Maranhense de Dança” surgiu em 2005 como parte da programação de reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril. A SMD faz parte do calendário oficial de atividades culturais do nosso estado, mobilizando centenas de artistas, companhias, escolas e a comunidade, difundindo a produção cultural local, através das práticas artísticas por meio da dança em suas mais diferentes modalidades, singularidades e subjetividades.

O evento compõe as políticas de incentivo aos segmentos artísticos com prioridade para a cultura popular e os movimentos sociais, assim como às artes cênicas, propiciando a criação, a produção, a circulação, a fruição, o intercâmbio, a formação e a difusão do teatro, do circo e da dança maranhense, com especial incentivo à participação de grupos em festivais regionais, nacionais e internacionais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...