spot_img
spot_img

Atendimento do Viva Cidadão no sistema prisional em Timon

spot_img
Compartilhe:

O Governo do Estado iniciou, na terça-feira (17), o atendimento para emissão de documentos dos internos do sistema prisional do município de Timon, por meio do Programa Rota da Cidadania. A expectativa é realizar 120 atendimentos até o dia 20 de novembro. A ação é realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Administração Penitenciária (Sejap).

O objetivo é garantir aos internos a obtenção da documentação básica como forma de promover o acesso à cidadania. O serviços está sendo disponibilizado através do Viva Cidadão. Este ano, pela primeira vez no Maranhão, o atendimento foi realizado dentro das próprias unidades prisionais, tornando concreto o acesso aos serviços prestados por meio do órgão.

“Esta ação é uma forma de garantir que os apenados possam ter acesso às políticas públicas, ao sistema de saúde, ao trabalho. Além disso, ter a documentação básica em dia é um fator essencial para a ressocialização dos internos”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora-geral do Viva Cidadão.

Com a unidade do Viva Cidadão, os internos têm acesso aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS) e a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de fazer consultas sobre a situação desses documentos.

A supervisora da Assistência Psicossocial da Sejap, Maria Augusta Marinho, destacou a importância do atendimento das unidades móveis do Viva Cidadão. “A documentação básica é pré-requisito para todas as ações de reintegração que acontecem. Portanto, ampliar o acesso dos internos à documentação significa também ampliar o acesso às políticas públicas e ao desenvolvimento social. Este ano conseguimos atingir números que nunca haviam sido alcançados antes”, revelou.

Entre julho e novembro deste ano já foram realizados mais de 2 mil atendimentos. A meta é chegar a todas as 28 unidades prisionais do estado. Até o momento já foram atendidas 16 unidades e até o final deste ano serão atendidas mais sete unidades. As unidades prisionais localizadas no sul do estado receberão os serviços do Viva Cidadão no primeiro semestre de 2016.

O próximo atendimento dos internos do sistema carcerário será realizado em Caxias, no período de 24 a 27 de novembro. A Rota da Cidadania também atenderá a população dos municípios de Raposa, até o dia 21 de novembro; Amarante, de 27 de novembro a 02 de dezembro; e em São Luís, no bairro Quebra Pote, até o dia 20 deste mês.

Edição: Veja Timon

Via: ASCOM

Compartilhe:
spot_img
Veja Timon
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Yduqs realiza III Fórum ESG no dia 22

O evento será transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube Por Jherry Dell'Marh No dia 22 de maio, a Yduqs promoverá sua principal agenda do...

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...