Atendimento do Viva Cidadão no sistema prisional em Timon

spot_img
Compartilhe:

O Governo do Estado iniciou, na terça-feira (17), o atendimento para emissão de documentos dos internos do sistema prisional do município de Timon, por meio do Programa Rota da Cidadania. A expectativa é realizar 120 atendimentos até o dia 20 de novembro. A ação é realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Administração Penitenciária (Sejap).

O objetivo é garantir aos internos a obtenção da documentação básica como forma de promover o acesso à cidadania. O serviços está sendo disponibilizado através do Viva Cidadão. Este ano, pela primeira vez no Maranhão, o atendimento foi realizado dentro das próprias unidades prisionais, tornando concreto o acesso aos serviços prestados por meio do órgão.

“Esta ação é uma forma de garantir que os apenados possam ter acesso às políticas públicas, ao sistema de saúde, ao trabalho. Além disso, ter a documentação básica em dia é um fator essencial para a ressocialização dos internos”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora-geral do Viva Cidadão.

Com a unidade do Viva Cidadão, os internos têm acesso aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS) e a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de fazer consultas sobre a situação desses documentos.

A supervisora da Assistência Psicossocial da Sejap, Maria Augusta Marinho, destacou a importância do atendimento das unidades móveis do Viva Cidadão. “A documentação básica é pré-requisito para todas as ações de reintegração que acontecem. Portanto, ampliar o acesso dos internos à documentação significa também ampliar o acesso às políticas públicas e ao desenvolvimento social. Este ano conseguimos atingir números que nunca haviam sido alcançados antes”, revelou.

Entre julho e novembro deste ano já foram realizados mais de 2 mil atendimentos. A meta é chegar a todas as 28 unidades prisionais do estado. Até o momento já foram atendidas 16 unidades e até o final deste ano serão atendidas mais sete unidades. As unidades prisionais localizadas no sul do estado receberão os serviços do Viva Cidadão no primeiro semestre de 2016.

O próximo atendimento dos internos do sistema carcerário será realizado em Caxias, no período de 24 a 27 de novembro. A Rota da Cidadania também atenderá a população dos municípios de Raposa, até o dia 21 de novembro; Amarante, de 27 de novembro a 02 de dezembro; e em São Luís, no bairro Quebra Pote, até o dia 20 deste mês.

Edição: Veja Timon

Via: ASCOM

Compartilhe:
Veja Timon
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

No mesmo dia: Reeleitos, Lira e Pacheco rompem com Bolsonaro, mas deixam recado ao STF

Colunista do jornal "O Globo" avalia que o pior cenário para o Supremo seria a vitória de Rogério Marinho. Mas reeleição de Lira e...

Suspensa eficácia de norma que exigia quórum qualificado para aprovação de leis em Timon

Por unanimidade, o Órgão Especial do TJMA deferiu, em parte, medida cautelar em Adin, determinando quórum de maioria de votos para aprovação de matéria...

Deputados Estaduais tomam posse para 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão

Os deputados eleitos para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão foram empossados na manhã desta quarta-feira (1º), no Plenário Nagib Haickel. O...
O Governo do Estado iniciou, na terça-feira (17), o atendimento para emissão de documentos dos internos do sistema prisional do município de Timon, por meio do Programa Rota da Cidadania. A expectativa é realizar 120 atendimentos até o dia 20 de novembro. A ação é realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Administração Penitenciária (Sejap).
O objetivo é garantir aos internos a obtenção da documentação básica como forma de promover o acesso à cidadania. O serviços está sendo disponibilizado através do Viva Cidadão. Este ano, pela primeira vez no Maranhão, o atendimento foi realizado dentro das próprias unidades prisionais, tornando concreto o acesso aos serviços prestados por meio do órgão. “Esta ação é uma forma de garantir que os apenados possam ter acesso às políticas públicas, ao sistema de saúde, ao trabalho. Além disso, ter a documentação básica em dia é um fator essencial para a ressocialização dos internos”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora-geral do Viva Cidadão. Com a unidade do Viva Cidadão, os internos têm acesso aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS) e a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de fazer consultas sobre a situação desses documentos. A supervisora da Assistência Psicossocial da Sejap, Maria Augusta Marinho, destacou a importância do atendimento das unidades móveis do Viva Cidadão. “A documentação básica é pré-requisito para todas as ações de reintegração que acontecem. Portanto, ampliar o acesso dos internos à documentação significa também ampliar o acesso às políticas públicas e ao desenvolvimento social. Este ano conseguimos atingir números que nunca haviam sido alcançados antes”, revelou. Entre julho e novembro deste ano já foram realizados mais de 2 mil atendimentos. A meta é chegar a todas as 28 unidades prisionais do estado. Até o momento já foram atendidas 16 unidades e até o final deste ano serão atendidas mais sete unidades. As unidades prisionais localizadas no sul do estado receberão os serviços do Viva Cidadão no primeiro semestre de 2016. O próximo atendimento dos internos do sistema carcerário será realizado em Caxias, no período de 24 a 27 de novembro. A Rota da Cidadania também atenderá a população dos municípios de Raposa, até o dia 21 de novembro; Amarante, de 27 de novembro a 02 de dezembro; e em São Luís, no bairro Quebra Pote, até o dia 20 deste mês.
Edição: Veja Timon Via: ASCOM