spot_img
spot_img

Decisões de bastidores, antes das convenções, podem mudar destino político dos pré-candidatos a prefeito

spot_img
Compartilhe:

Desde ontem, 31 de agosto, até o dia 16 deste, decorrerá o prazo legal eleitoral para que os partidos que irão concorrer às eleições municipais realizem suas convenções. Esta é hora mais aguardado dos pleitos nas cidades, pois a partir da convenção, mesmo que haja algum tipo de decisão pós convenção, só valerá o que está nas atas lavradas pelos partidos que determinarão registro de candidaturas para cargos majoritários e alianças politicas e os registros de candidatos que concorrerão aos cargos proporcionais, que este ano, tem como novidade, a não coligação, cada partido terá que a apresentar seus registros constando dos nomes com tudo que determina a lei, inclusive a cota de 30 por cento dos cargos inscritos com mulheres.

Embora a lei seja determinante para estabelecer os elos políticos e alianças, é nos bastidores que as disputas, literalmente “pegam fogo”, e cada um busca a forma mais confortável ou até incômoda para estabelecer aliança e proporcionar ao candidato majoritário o fortalecimento de suas candidaturas como ponto crucial para se chegar à vitória em 15 de novembro.

Em Timon, que não é diferente das outras mais de 5 mil cidades que decidem o destino politico das gestões, a partir de 2021, as especulações são enormes e prognosticam perdas de partidos das bases e ou vertentes que estão no processo assim como saída ou perda de candidatos.

Ontem, por exemplo, circulou a informação de que o pré-candidato Coronel Schnneyder teria conversado o presidente do PSDB no Maranhão Senador Roberto Rocha e da conversa a decisão de se filiar ao partido dos tucanos teria sido acertado. O presidente do diretório municipal do partido em Timon vereador Antunes, não descartou e nem confirmou o acordo, mas disse que: “Não fui informado, o único fato de concreto é que houve a conversa e que o PSDB irá apoiar a candidatura do Comandante Schnneyder como já foi publicizado”, mas apesar da resposta do vereador, não são os diretórios municipais, em sua integralidade, que dão a decisão final sobre alianças. As alianças, na grande maioria, são definidas pelas executivas estaduais dos partidos obedecendo a acordo feito pelas executivas nacionais, portanto, é arriscado dizer que tudo até aqui está definido com decisão do diretórios municipais.

Anúncio de apoio do PSDB a Braide retira Wellington do Curso do páreo: traição

O PSDB maranhense, por exemplo, decidiu esta semana retirar a pré-candidatura do deputado estadual Wellington do Curso a prefeito de São Luiz para apoiar o pré-candidato deputado Eduardo Braide, do Podemos, que é o favorito na disputa. A decisão do Roberto Rocha está sendo encarada pelos aliados do deputado Wellington como traição política.

Na esteira das alianças politicas e de forma surpresa, também com relação ao pleito de São Luiz, a ex-governadora Roseana Sarney fechou questão do DEM. que está na disputa com o ex-secretário de Flávio Dino Neto Evangelista. A coligação causa estranheza pelo fato de partir de agora, aliados do governador Flávio Dino serão vistos com Roseana no mesmo “palaque”, como é o caso do senador Weverton Rocha, que já compareceu ao ato de apoio da ex-governadora  ao DEM. Roseana anunciando apoio a Neto Evangelista.

Cleber Verde e Coronel: quebra de acordo?

Republicanos. Qual o destiino?

Voltando à questão do pleito timonense, a especulação recorrente, por conta da informação de que o Coronel Schnneyder poderá se filiar ao PSDB, diz que, até partidários do pré-candidato entendem, que se isso vier a acontecer, será encarado como quebra de acordo por parte do Coronel com o partido Republicanos, que é da base de Flávio Dino e foi entregue à mulher do Coronel, Doris Andreia com o intuito de que seu marido assinasse a ficha de filiação e disputasse pelo partido o cargo de prefeito. Por isso, entendem que, se isso a vier (a ida do Coronel para o partido dos tucanos) a ocorrer, inevitavelmente, o Republicanos não ficará nas mãos do Coronel.

Lembrando que, pelo fato de ser militar da ativa, o Coronel tem até o prazo final, ou seja 16 de setembro, para decidir em qual partido se filiará para a disputa.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...