O boletim oficial com dados sobre a situação diária do coronavírus registrou ontem, 26, três mortes por coronavírus em Timon, mas por conta do atraso do envio de dados, segundo a jornalista responsável pela compilação e divulgação, mais um morte ocorrida ontem não foi registrada nos dados do boletim.
A morte a acrescentar no boletim seria do ex-vereador Joãozinho da Farmácia, com isso o número de mortes de pessoas por coronavírus na cidade sobe para 250 mortes e não 249 como está divulgado.
Perguntamos à jornalista responsável pela divulgação dos dados sobre o registro de óbito de mais uma pessoa ontem e segundo ela: “Com certeza o registro de óbito dele só aconteceu após o fechamento do boletim (quando já havia sido enviado). O hospital que nos repassa esses dados. No boletim do hospital que recebemos tenho o registro de apenas 3 óbitos. Os óbitos registrados após o fechamento do boletim enviado pelo HRANP a equipe envia no outro dia e acrescentamos ao boletim. O senhor de 71 anos faleceu às 19h30. O boletim já havia sido enviado. Hoje a equipe informa e nós acrescentamos ao boletim de hoje”, justificou a jornalista Ana Luiza, da Coordenação de Comunicação de Timon.
Além de informações sempre desencontradas sobre o vírus, inclusive com contestações sobre tratamentos, vacinas e sua eficácia, a população mundial convive com uma constantes falhas nas informações sobre os dados e registros dos casos de óbitos. Ontem 26, o Brasil chegou à marca triste de 300 mil mortes por covid, hoje esses números, infelizmente, são bem maiores.
Veja abaixo o texto ainda desatualizado divulgado ontem, 26 no site oficial da Prefeitura de Timon:
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de 26/03/2021 são: 29.158 casos notificados, 1.490 suspeitos, 13.682 descartados, 13.986 confirmados, 12.456 recuperados e 249 óbitos.
Os óbitos registrados nas últimas 24h: Um homem de 75 anos, com hipertensão arterial sistemica, morador da vila João Reis; Um homem de 55 anos paciente Renal Crônico, morador do Bairro Miguel Arraes; Uma mher de 65 anos, com hipertensão arterial sistemica, moradora do Planalto Bela Vista.
De acordo com o relatório referente à 11ª semana epidemiológica em Timon, o R0 =1,70
R0 é o índice de transmissibilidade, que significa uma queda no número de casos notificados e confirmados. O esperado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1.
Mesmo assim é necessário que a população continue ajudando a prevenir a doença.Na gestão de atendimento dos casos confirmados:
- (1.231) isolamento domiciliar
- (12.456) recuperados
- (249) óbitos
- (28) internações em enfermaria
- (18) internações em UTI.
- (04) internações em Leitos de Estabilização.
Do total de 60 leitos de enfermaria, 52 ocupados e 50 são casos de Timon.
Do total de 20 leitos de UTI, 19 estão ocupados e 18 são casos de Timon.
Do total de 8 leitos de estabilização, 5 estão ocupados e 4 são casos de Timon.Rede de Atendimento Covid:
Hospital do Parque Alvorada 46 leitos clínicos, sendo 4 de estabilização.
4 Unidades básicas de saúde referenciadas para atendimento dos casos leves de COVID – 19.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – são 4 leitos nas salas vermelhas, ventiladores.
O Hospital Regional Alarico possui 15 leitos de enfermaria Covid-19 e 20 leitos de UTI exclusivo vs para Covid-19.