O governador Carlos Brandão liderou a disputa em primeiro turno pelo governo do Maranhão a partir das primeiras urnas abertas ontem, às 18h, até o fechamento por volta de meia noite e meia com a totalização dos votos que lhe garantiram a reeleição em primeiro turno por 51,29 por cento do votos. Lhaesio Bonfim ficou segundo com 24,87; e Weverton Rocha 20,71. O senador Flávio Dino foi eleito com 62,41 por cento dos votos com 2 milhões 125 mil e 811 votos.
Na disputa pela vaga na Assembleia Legislativa, a cidade de Timon manterá suas duas vagas com a reeleição de Rafael Leitoa pelo PSB com 49 mil 798 votos; Leandro Bello foi eleito pelo Podemos com 25 mil 64 votos, Socorro Waquim ficou na quarta suplência pelo partido PP como 24 mil 580 votos e Luciano Leitoa está na terceira suplência do PDT com 25 mil 680 votos.
Entre a disputa para deputado federal a melhor performance de votos confirmou Henrique Junior como o candidato mais bem votado em Timon com 17 mil 107 votos na cidade e ficando na quarta suplência do PL com 19 mil 450 votos.
Cada vez mais frágil
O grupo Leitoa está cada vez mais frágil, eleição após eleição. Em 2020, o grupo obteve somente um diferença de 375 votos na disputa pela prefeitura de Timon elegendo Dinair Veloso prefeita da cidade. Este ano, a não eleição do ex-prefeito de Timon Luciano Leitoa, seguida pela derrota de Weverton Rocha e uma série de fatores que se sucedem com consequência ruim do processo eleitoral no cenário estadual, deixa o grupo em polvorosa política, pois todos os passos dados até aqui mostram uma total fragilidade do grupo, que perde apoio na Assembleia Legislativa, um dos principais focos políticos no Estado.
A vitória de Carlos Brandão, talvez seja a consequência mais devastadora do Grupo Leitoa, comandado por Pai e filho, ex-prefeitos de Timon, da situação política atual, pois além da ruptura sobraram agressões verbais para todos os lados desferidas pelo candidato a deputado derrotado pelas urnas Luciano Leitoa.
Agora é aguardar, e certamente todos já imaginam que direção o governo estadual deverá tomar para garantir o peso politico na cidade de Timon, onde Brandão também vencem a eleição com facilidade.