Uma cena de violência, de crueldade, gravada pelas câmeras de monitoramento de um morador de Timon, no quarteirão próximo onde mora as duas principais autoridades da cidade: o prefeito Luciano Leitoa e seu vice-prefeito João Rodolfo está provocando a maior indignação das pessoas, moradores da cidade e de quem assiste ao vídeo. Pois trata-se, de um bandido, â mão armada assaltando as pessoas que transitam pela via pública, na maioria trabalhadores vindo dos locais do trabalho e se dirigindo às suas residências, no período e início da madrugada entre os dias 14 e 15 deste mês.
De acordo com o morador, a cena ocorreu na confluência da Avenida Teresina esquina com Rua 18, bairro Parque Piauí II, onde moram o vereador Anderson Pego e sua esposa Alynne Macedo Pego, vereadora eleita e diplomada ontem, 17; o prefeito Luciano Leitoa e o vice-prefeito atual e reeleito João Rodolfo.
Um bandido escondido embaixo de umas folhagens aparece de repente e ataca, com arma em punho, as pessoas que passam pelo local. Em pouco mais de um minuto de gravação, três pessoas que pilotavam motocicletas são atacadas.
Na primeira pessoa, como mostra a imagem, o bandido ataca, mas não se sabe porque não leva nada da vítima. Pelas imagens, a impressão que se tem é a de que ambos: vitimas e agressor se conhecem. Na segunda imagem, o bandido ataca novamente chegando a derrubar o condutor, que fica imobilizado no chão e o bandido leva seus pertences.
Em Timon, cidade com mais de 180 mil habitantes existe um aparato de segurança com sede do 11º Batalhão da Policia Militar do Maranhão; Guarda Municipal de Timon e Secretaria de Segurança Municipal e segundo a propaganda institucional do prefeito, um Gabinete de Gerenciamento, que de acordo com o gestor, atua nessas questões de segurança nas ruas, para proteger o cidadão.
Esta semana, o portaleliaslacerda.com noticiou que o muro de uma delegacia amanheceu pichada com o símbolo de uma das facções que se instalou em Timon no período de 2017 a 2019, mas após esse período a Policia Militar, principal efetivo de luta contra a criminalidade, já ganhou prêmios, inclusive com a promoção de oficiais pelo belo e excelente serviço prestado, mas o crime continua atuando fortemente em Timon com bairros inteiros da cidade sendo disputado pelas facções criminosas, quando a polícia, apesar das investidas, não consegue expulsar os bandidos e o crime da convivência das famílias de bem e isso tem afetado socialmente o convívio dos timonenses.
A cena foi enviada, por este jornalista, via whatsapp, ao comandante da PM, Tenente Coronel Araújo para que, através do serviço de inteligência da PM, o bandido seja identificado e preso e que a justiça também cumpra o seu papel exemplarmente.
Vamos dar um basta nisso!
Mas um basta mesmo!