spot_img
spot_img

Comitê Gestor do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência abre chamada pública para seleção de duas entidades da sociedade civil para compor Comitê

spot_img
Compartilhe:

O Comitê Gestor do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência (FEPD), por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), lançou, na segunda-feira (17), o Edital de Chamada Pública nº 05/2022 – FEPD/SEDIHPOP, que tem por finalidade a seleção de duas organizações da sociedade civil para integrarem o referido Comitê, pelo período de dois anos, podendo os eleitos serem reconduzidos por igual período.

Para concorrer às vagas, a organização da sociedade civil deverá estar legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano e com atuação na defesa dos interesses e direitos da pessoa com deficiência. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de novembro de 2022, na Sedihpop.

A Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular e presidente do Comitê Gestor, Amanda Costa, falou da importância da garantia da sociedade civil na gestão do Fundo e reforçou o convite para que as organizações se inscrevam.

“Em respeito ao artigo 6°, da Lei n° 10.711 de 08 de novembro de 2017, que regulamenta o FEPD, realizamos esta chamada pública para garantir a participação popular e o controle social nos processos administração, deliberação e supervisão do Fundo. Participação que é fundamental para garantir uma aplicação de recursos adequada. Por isso, convidamos a todas as instituições aptas, que tenham experiência na proteção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, em nosso estado, que se inscreva e nos ajude a fortalecer ainda mais as ações desempenhadas em prol desta população”, ressaltou.

A Lei n° 10.711 de 08 de novembro de 2017 regulamenta o Fundo Estadual, estabelecendo objetivos, fontes e vinculação, além de criar o Comitê Gestor, determinando funções e composição. Sobre a composição, a Lei determina que compõe o Fundo, a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular e um representante das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), da Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (SEDES); um representante do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE). Além de dois representantes da sociedade civil, que serão escolhidos por meio do presente chamamento público.

O processo de escolha será realizado em uma reunião no dia 30 de novembro de 2022 com a participação de todas as organizações da sociedade civil selecionadas, que escolherão entre si as duas entidades que irão compor o Comitê Gestor.

A reunião será realizada no auditório da Sedihpop, às 9 horas. Cada entidade terá direito a votar apenas uma vez e poderá ser representada por qualquer membro da diretoria ou outro representante, desde que este apresente carta de representação.

Na reunião de seleção, a Comissão Especial fará uma breve apresentação sobre o FEPD e, após, as entidades terão um tempo de 15 minutos improrrogáveis para fazerem uma apresentação oral sobre o histórico, o modo de funcionamento e o motivo pelo qual se submeteram ao processo seletivo para compor o Comitê Gestor.

A votação será secreta em cédula única e cada entidade poderá votar em duas organizações da sociedade civil. Para mais informações, confira o edital: https://sedihpop.ma.gov.br/editais001

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

15ª Conferência Municipal de Saúde de Timon debate fortalecimento do SUS

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (11) a 15ª Conferência...

Passaporte para um futuro sem fronteiras

Modelo de escola bilíngue cresce no Brasil e no MA; benefícios vão muito além da fluência em inglês Reportagem/Jherry Dell'Marh Seja bem-vindo! Ou melhor, “welcome”! Afinal,...

9 mitos e verdades sobre fazer faculdade no exterior

Educadores esclarecem dúvidas comuns sobre estudar fora do Brasil e mostram que o sonho pode ser acessível São Paulo, 10 de setembro de 2025 –...