Entre diálogos, conversas, palestras e apresentação de novos propostas e planos, o MDB Mulher Nacional realizou, nos dias 17 e 18 deste, reunião de trabalho, em Brasília para também avaliar as propostas apresentadas nas eleições municipais assim como novo projeto do partido para as eleições do próximo ano com o fundamento: “Todos por Um Só Brasil”, que vai nortear as decisões do MDB no país.
Membra da Executiva do MDB Mulher Nacional e Dirigente do MDB Mulher Nordeste, além de presidente do partido em Timon, Maranhão, a deputada Socorro Waquim esteve presente ao encontro das mulheres e participou da avaliação dos projeto: “Mais mulheres eleitas em 2020”, que foi alvo de sua participação realizando palestras em inúmeros eventos do partido no Maranhão e Piauí.
Segundo avaliação de Socorro Waquim o resultado do movimento foi positivo para o partido, pois apesar do problemas extra político, como a pandemia, o movimento conseguiu adesão de mais mulheres na disputa em 2020, e conseguiu manter-se no patamar das cadeiras previstas com relação à 2016, inclusive com um pequeno acréscimo de mais representação nas Câmaras Municipais. Na oportunidade de apresentação do relatório, Socorro Waquim apresentação do relatório do Maranhão em nome da presidente estadual Olga Simão, que não pode participar do encontro. Em 2016, o partido teve uma media de 16.55 o percentual de mulheres eleitas com relação ao total de mulheres eleitas no MDB no Maranhão e no ano passado esse percentual foi de 20.19, portanto, um acréscimo das cadeiras de vereadoras no Estado.
Socorro disse também que sobre o projeto de 2022, o partido começa a estabelecer, a partir de janeiro de 2022 e até as eleições uma série da ações entre capacitação , informações, marketing, e apoio necessário que as mulheres possam receber da executiva nacional visando fortalecer suas candidaturas nos Estados para a ampliação das cadeiras em nível de Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas