O Presidente do Colegiado da Federação PSDB/ Cidadania, Jorge Lopes, reuniu a Diretoria do Instituto Teotônio Vilela, os pré-candidatos a vereadores, os membros do Colegiado e o pré-candidato a Prefeito de Teresina João Vicente Claudino, no Plenarinho da Câmara Municipal, na tarde de ontem, quarta-feira, 05, onde ficou definida a participação do ITV-Teresina na formatação do Plano de Governo da Federação.
O plano, em elaboração, vai advertir para o desenvolvimento de políticas públicas para a Capital, também ficou definida à participação do pré-candidato majoritário nas agendas dos pré-candidatos a vereadores e, no final da pauta, o Colegiado decidiu solicitar ao Presidente Nacional da Federação PSDB Cidadania, Marcone Perillo que tome providências cabíveis contra a violação ética e disciplinar dos Presidentes Estaduais do PSDB e Cidadania, que veem cometendo infrações ao estatuto da Federação, que traz como dever dos partidos federados o apoio a candidatura majoritária definida pela Federação.
Tambem estavam presentes na reunião, o Presidente do Diretório Do PSDB de Teresina Vereador Edson Melo e o apresentador Silas Freire, que colocou seu nome para disputar a Câmara Municipal.
Dos fatos
Em recente entrevistas o presidente do Cidadania, em Teresina, jornalista Mário Rogério anunciou rompimento com a proposta de pré-candidatura própria da Federação que une PSDB e Cidadania.
Ontem, Mário Rogério e o grupo de pré-candidatos a vereador do partido foram convidados para participar da reunião de alinhamento político e das tomadas de decisões das estratégias de campanha, no entanto, somente um dos pré-candidatos a vereador do partido compareceu à reunião.
No caso do Deputado Luciano Nunes, que declarou apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo e agora anunciado por ele como coordenador de campanha, a situação ficou incompatível com a sua permanência como presidente estadual do PSDB.
O Colegiado aguarda, decisão nacional para solucionar os dois casos de infrações graves dos estatutos, tanto na questão da Federação quanto do PSDB.