spot_img
spot_img

Em nota enviada ao blog, secretaria esclarece sobre pagamentos considerados indevidos pelo TCE

spot_img
Compartilhe:

A respeito da matéria publicada nesta quarta-feira (08/09), no blogdoribinha, (   https://vejatimon.com/geral/tce-aponta-que-dinheiro-do-covid-19-em-timon-foi-usado-indevidamente-para-pagar-empresas/ reveja a reportagem) no www.vejatimom.com, seguem os seguintes esclarecimentos:

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os contratos das empresas que prestam serviços de exames laboratoriais e pré-natal no programa Rede Cegonha são regulares e que todos os dados informados no Portal da Transparência do município são atualizados pela Controladoria do Município.
Além disso, os boletins epidemiológicos da Covid-19 são postados diariamente no endereço eletrônico: http://www.timon.ma.gov.br/site nos destaques jornalísticos do site e na aba do Portal da Transparência no endereço: http://www.timon.ma.gov.br/coronavirus/ , conforme materialização do relatório do Tribunal de Contas do Maranhão – TCE.
Ainda referente aos contratos citados das empresas Melo & Lustosa LTDA e W R Lima Exames Laboratoriais – ME, embora estes sejam de 2017, encontram-se em vigor e, em razão da necessidade de dar suporte à urgência para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, considerando o mesmo objeto, foi realizado termo de apostilamento em relação a fonte de recursos/dotação orçamentária, devidamente amparado pela Lei 8666/93.

Quanto as folhas de empenho citadas onde consta que não houve pagamentos das mesmas. A não informação de pagamento, acredita-se que se deve ao fato de que o Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas – SACOP, do TCE, não previa a inserção de informações sobre termos de apostilamento, fato do conhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE que já informou como o município deve proceder para inserir os dados.

Embora cada contrato, esteja no valor de 343.440,00, os pagamentos das despesas da Pandemia da Covid-19, em razão do apostilamento foram de apenas 20% desse valor, pago a empresa W R Lima, em 2021 e de 18%, pago em 2021, a empresa Melo & Lustosa.

Por fim, o município lembra que de acordo com o resultado da avaliação (2020/2021), dos Portais de Transparência do Estado do Maranhão, realizada pelo Tribunal de Contas, o Portal da Transparência de Timon ficou em 4° lugar entre os portais de transparência do Maranhão, atingindo a nota 9.44 e índice “A”, na última avaliação, que é realizada bimestralmente. A avaliação do Tribunal de Contas do Estado tem como objetivo verificar o cumprimento da legislação pertinente e vigente e dos princípios constitucionais da transparência e publicidade.

Diz a Nota de Esclarecimento.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...