Durante os dois anos de gestão do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, foram realizadas dezenas de cursos e treinamentos para orientar e levar capacitação às prefeituras maranhenses.
Um dos cursos realizados foi o de Regularização Fundiária como Instrumento de Aumento da Arrecadação Municipal, e contou com a participação do Judiciário, Governo do Estado e da União.
Com objetivo de transferir esclarecimentos sobre os ganhos econômicos, promoção da saúde pública e segurança alimentar garantidos, a gestão de Erlanio realizou um Seminário sobre o Sistema de Inspeção Municipal, SIM.
Erlanio considera de grande importância as ações voltadas para a formalização das agroindústrias e para a implantação do SIM. São iniciativas que influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais, no desenvolvimento econômico e principalmente na comercialização de produtos com maior segurança sanitária e qualidade.
Entre muitos encontros, a Famem, em parceria com a UNDIME, realizou o encontro estadual sobre Educação em Barra do Corda para tratar de assuntos referentes à melhorias no ensino básico.
Outro curso importante foi o de Pregão Eletrônico à Luz do Decreto 1024/2019. Mais de 150 pessoas participaram do curso promovido pela Famem por meio de parceria da Escola de Gestão Municipal da entidade e a Confederação Nacional de Municípios, CNM.
Ainda no ano de 2020, a Famem promoveu uma capacitação para equipes das coordenadorias municipais de Defesa Civil a fim de prevenir o atendimento às vítimas das enchentes.
Outros tantos cursos e eventos foram realizados no mandato do presidente Erlanio Xavier, investindo no conhecimento e capacitação de quase 2000 mil gestores, secretários municipais, assessores e auxiliares das administrações municipais.
“Desde o início da nossa gestão buscamos capacitar nossos gestores e seus auxiliares. Acreditamos que uma equipe orientada garante uma administração eficiente”, disse o candidato da chapa “Sálvio Dino – municipalismo na prática”