spot_img
spot_img

HGV realiza primeira trombectomia mecânica por meio da Linha de Cuidado ao AVC

spot_img
Compartilhe:

O procedimento consiste em uma técnica minimamente invasiva que visa a remover o coágulo causador do AVC de forma eficaz utilizando materiais específicos.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), por meio do Programa Linhas de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), realizou, nessa quinta-feira (20), a 1ª trombectomia mecânica no tratamento de AVC agudo. O procedimento, realizado na sala de hemodinâmica do hospital, consiste em uma técnica minimamente invasiva que visa a remover o coágulo causador do AVC de forma eficaz utilizando materiais específicos.

O paciente deu entrada na UPA do Renascença, em Teresina, e foi regulado e atendido dentro da janela terapêutica de 4 horas de evolução desde o início dos sintomas.

“É um procedimento avançado que só é realizado no HGV no contexto do SUS. O estado está mostrando que é capaz de evitar mortes, sequelas e incapacidades usando tudo que está disponível no mundo”, afirma Romilto Pacheco, médico neurointervencionista e coordenador das linhas de cuidados do AVC da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O Piauí é referência no tratamento de AVC graças à implantação do programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). Os serviços funcionam com equipes de teleassistência da neurologia e cardiologia disponíveis 24 horas para discussão dos casos, seja com a regulação, equipes do Samu ou com as unidades hospitalares.

“Mais um grande feito do HGV, o maior hospital público do estado é referência em procedimentos de alta complexidade”, ressalta o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Fonte/Ccom PI.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...