spot_img
spot_img

Lavar as mãos reduz em até 40% a chance de pegar doenças

spot_img
Compartilhe:

Hábito deve ser ensinado às crianças e é prática obrigatória entre profissionais de saúde

Por Juliana Castelo

Um simples aperto de mãos pode ser um risco e tanto se elas estiverem sujas. A prevenção do contágio por vírus e bactérias, bem como de doenças respiratórias e diarreicas, está, literalmente, na palma da mão.

O hábito de limpeza pode até salvar vidas. Sendo assim, deve ser realizado várias vezes ao dia. Se você tossir, espirrar, mexer em dinheiro, usar o banheiro, limpar o nariz ou cumprimentar pessoas, deve higienizar as mãos imediatamente, conforme a recomendação de especialistas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), lavar as mãos reduz em até 40% a chance de pegar doenças. “A higienização pode ser realizada de duas formas: tanto com água e sabão quanto com álcool em gel. Dentro dos hospitais, esse hábito deve ser frequente para evitar diversos tipos de infecção”, explica a gerente corporativa do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Hapvida NotreDame Intermédica, Emanuela Ribeiro.

“A prática é dividida em cinco momentos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente”, orienta.

*Educando as crianças desde cedo*

Durante a lavagem das mãos com os produtos adequados, as bactérias são removidas pela ação mecânica, ou seja, esfregando as mãos. Essa rotina, assim como muitos outros hábitos saudáveis, deve ser ensinada às crianças desde os primeiros anos de vida. No caso dos pequeninos, uma estratégia é tornar o ato lúdico e educativo.

O adulto pode, por exemplo, criar músicas ou rimas que as crianças possam cantar enquanto lavam as mãos. Outra ideia é usar sabonetes coloridos ou com formas divertidas.. É importante somar esses momentos a explicações sobre a importância da lavagem das mãos para ajudar a eliminar germes e proteger a todos.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Igreja de Santo Antônio em Timon apresenta projeto de reforma

Um projeto arquitetônico, arrojado e de muito bom gosto vem agradando fiéis da Igreja de Santo Antônio e todos religiosos da crença católica, em...

Estourou tudo: Prefeita Dinar não pode mais empregar e nem pagar horas extras graciosas

Apesar da medida, a prefeita, ao se tem notícia anda prometendo empregos. A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, em decisão do Ministério Público do...

Hospital Alarico Pacheco ganha mais um Selo por sua qualidade de gestão e desempenho

Profissionais comemoram mais um selo de qualidade para conta!!! O Hospital Regional Alarico Pacheco recebeu essa semana o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade...