Socorro tem atuado forte na busca por direitos e conquistas para as mulheres maranhenses. Outubro Rosa no calendário de eventos é mais uma bandeira de luta.
Um projeto de Lei de autoria da deputada estadual Socorro Waquim apresentado em novembro do ano passado institui o Outubro Rosa no calendário oficial de eventos do governo do estado do Maranhão. A proposta apresentada pela deputada foi aprovada por unanimidade no legislativo estadual e trará conquistas importantes para a saúde das mulheres maranhenses.
Sancionado em dezembro último, o projeto da deputada timonense estabelece que o governo do Maranhão realize e promova ações de conscientização para as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e colo de útero.
“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.
Atuação politica em favor da Mulher
São incontáveis as ações protagonizadas pela cidadã Socorro Waquim em busca de melhorias e atendimentos para as mulheres, no que diz respeito aos direitos e acesso às politicas públicas para “elas”. Em seu governo no município de Timon dois marcos importantes demonstram essa preocupação com as mulheres. A criação da Secretaria da Mulher; o apoio para a instalação e as ações da Delegacia da Mulher no município; e a instalação da Defensoria Pública Municipal e nos aspecto da saúde o grande marco da gestão da ex-prefeita de Timon foi a Instalação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Caism. Como vereadora Socorro Waquim defendeu a recriação da Secretaria da Mulher, extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa e recriada pela gestão atual, além de efetivar várias outras políticas de apoio às mulheres no município. A instituição do mês de outubro rosa no calendário oficial do Governo do Maranhão é uma conquista que vem consolidar a luta da parlamentar maranhense, mas que segundo ela, não para por aí, pois novos mecanismos estão sendo trabalhados para atender a mulher em toda sua plenitude, isso, claro, diz a deputada sem esquecer das crianças, dos homens, jovens e adultos e toda a população, enfatizou ela.
Com informações e texto do portal eliaslacerda.com.