Lei Socorro Waquim: Outubro Rosa está no calendário oficial do Governo do Maranhão

spot_img
Compartilhe:

Socorro tem atuado forte na busca por direitos e conquistas para as mulheres maranhenses. Outubro Rosa no calendário de eventos é mais uma bandeira de luta.

Um projeto de Lei de autoria da deputada estadual Socorro Waquim apresentado em novembro do ano passado institui o Outubro Rosa no calendário oficial de eventos do governo do estado do Maranhão. A proposta apresentada pela deputada foi aprovada por unanimidade no legislativo estadual e trará conquistas importantes para a saúde das mulheres maranhenses.

Sancionado em dezembro último, o projeto da deputada timonense estabelece que o governo do Maranhão realize e promova ações de conscientização para as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e colo de útero.

“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.

Atuação politica em favor da Mulher

São incontáveis as ações protagonizadas pela cidadã Socorro Waquim em busca de melhorias e atendimentos para as mulheres, no que diz respeito aos direitos e acesso às politicas públicas para “elas”. Em seu governo no município de Timon dois marcos importantes demonstram essa preocupação com as mulheres. A criação da Secretaria da Mulher; o apoio para a instalação e as ações da Delegacia da Mulher no município; e a instalação da Defensoria Pública Municipal e nos aspecto da saúde o grande marco da gestão da ex-prefeita de Timon foi a Instalação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Caism. Como vereadora Socorro Waquim defendeu a recriação da Secretaria da Mulher, extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa e recriada pela gestão atual, além de efetivar várias outras políticas de apoio às mulheres no município. A instituição do mês de outubro rosa no calendário oficial do Governo do Maranhão é uma conquista que vem consolidar a luta da parlamentar maranhense, mas que segundo ela, não para por aí, pois novos mecanismos estão sendo trabalhados para atender a mulher em toda sua plenitude, isso, claro, diz a deputada sem esquecer das crianças, dos homens, jovens e adultos e toda a população, enfatizou ela.

Com informações e texto do portal eliaslacerda.com.

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Operação das Polícias Militar e Civil cumpre mandados, faz apreensão de armas; drogas e efetua prisões

A operação aconteceu hoje pela manhã na cidade de Matões. A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC/Timon e...

Tudo pronto para a inauguração do ginásio poliesportivo do Residencial Novo Tempo

O moderno prédio foi construído pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Educação. O Governo do Maranhão, através do Secretaria Estadual de Educação concluiu...

Em Timon: registro de quase mil casos de sintomas gripais, suspende atividades presenciais

Nas UBS onde fazem atendimento para casos de Covid, foram realizados 647 testes, destes 382 deram resultado positivo. Autoridades em saúde pública tem detectado...