Lei Socorro Waquim: Outubro Rosa está no calendário oficial do Governo do Maranhão

spot_img
Compartilhe:

Socorro tem atuado forte na busca por direitos e conquistas para as mulheres maranhenses. Outubro Rosa no calendário de eventos é mais uma bandeira de luta.

Um projeto de Lei de autoria da deputada estadual Socorro Waquim apresentado em novembro do ano passado institui o Outubro Rosa no calendário oficial de eventos do governo do estado do Maranhão. A proposta apresentada pela deputada foi aprovada por unanimidade no legislativo estadual e trará conquistas importantes para a saúde das mulheres maranhenses.

Sancionado em dezembro último, o projeto da deputada timonense estabelece que o governo do Maranhão realize e promova ações de conscientização para as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e colo de útero.

“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.

Atuação politica em favor da Mulher

São incontáveis as ações protagonizadas pela cidadã Socorro Waquim em busca de melhorias e atendimentos para as mulheres, no que diz respeito aos direitos e acesso às politicas públicas para “elas”. Em seu governo no município de Timon dois marcos importantes demonstram essa preocupação com as mulheres. A criação da Secretaria da Mulher; o apoio para a instalação e as ações da Delegacia da Mulher no município; e a instalação da Defensoria Pública Municipal e nos aspecto da saúde o grande marco da gestão da ex-prefeita de Timon foi a Instalação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Caism. Como vereadora Socorro Waquim defendeu a recriação da Secretaria da Mulher, extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa e recriada pela gestão atual, além de efetivar várias outras políticas de apoio às mulheres no município. A instituição do mês de outubro rosa no calendário oficial do Governo do Maranhão é uma conquista que vem consolidar a luta da parlamentar maranhense, mas que segundo ela, não para por aí, pois novos mecanismos estão sendo trabalhados para atender a mulher em toda sua plenitude, isso, claro, diz a deputada sem esquecer das crianças, dos homens, jovens e adultos e toda a população, enfatizou ela.

Com informações e texto do portal eliaslacerda.com.

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Quais novidades surgiram sobre o assassinato do empresário Terceiro Waquim?

A sociedade se manifesta, cobra pelo desvendamento, pela prisão dos autores e ou mandantes. Mas a policia continua calada. Enquanto a sociedade, a população, os...

Governo do PI volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados

O Governo do Piauí reeditou, ontem, 28, os decretos que liberavam o uso de máscaras em todo território piauiense. De acordo com o último...

Josimar do Maranhãozinho faz investida ao casal Assis e Janaína Ramos

A conversa proveitosa entre os três beneficia o suplente de deputado Henrique Junior em seu projeto de ser o próximo prefeito de Timon Um encontro...

Socorro tem atuado forte na busca por direitos e conquistas para as mulheres maranhenses. Outubro Rosa no calendário de eventos é mais uma bandeira de luta.

Um projeto de Lei de autoria da deputada estadual Socorro Waquim apresentado em novembro do ano passado institui o Outubro Rosa no calendário oficial de eventos do governo do estado do Maranhão. A proposta apresentada pela deputada foi aprovada por unanimidade no legislativo estadual e trará conquistas importantes para a saúde das mulheres maranhenses. Sancionado em dezembro último, o projeto da deputada timonense estabelece que o governo do Maranhão realize e promova ações de conscientização para as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e colo de útero. “Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.

Atuação politica em favor da Mulher

São incontáveis as ações protagonizadas pela cidadã Socorro Waquim em busca de melhorias e atendimentos para as mulheres, no que diz respeito aos direitos e acesso às politicas públicas para "elas". Em seu governo no município de Timon dois marcos importantes demonstram essa preocupação com as mulheres. A criação da Secretaria da Mulher; o apoio para a instalação e as ações da Delegacia da Mulher no município; e a instalação da Defensoria Pública Municipal e nos aspecto da saúde o grande marco da gestão da ex-prefeita de Timon foi a Instalação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher - Caism. Como vereadora Socorro Waquim defendeu a recriação da Secretaria da Mulher, extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa e recriada pela gestão atual, além de efetivar várias outras políticas de apoio às mulheres no município. A instituição do mês de outubro rosa no calendário oficial do Governo do Maranhão é uma conquista que vem consolidar a luta da parlamentar maranhense, mas que segundo ela, não para por aí, pois novos mecanismos estão sendo trabalhados para atender a mulher em toda sua plenitude, isso, claro, diz a deputada sem esquecer das crianças, dos homens, jovens e adultos e toda a população, enfatizou ela. Com informações e texto do portal eliaslacerda.com.