No MA: Em 2022, os cargos de suplente de senador e o de vice-governador também gera disputa e cobiça

spot_img
Compartilhe:

A vaga de vice-governador e de primeira suplência de senador de Flávio Dino também são disputados e cobiçados pelos aliados do governo estadual. Saiba porque.

Muito embora haja uma “briga de foice” entre os dois principais protagonistas e aliados do governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão – que foi indicado como o preferido pelo gestor -, e o senador Weverton Rocha, que mantém sua pré-candidatura mesmo assim, na disputa pela cadeira principal do Palácio dos Leões, duas vagas não menos importantes também tem disputa dentro do governo de forma acirrada nos bastidores.

A primeira suplência de senador do pré-candidato Flávio Dino e a vaga de vice-governador na chapa de Carlos Brandão têm um significado importante dentro da estrutura politica para os governistas. Por duas razões simples que dependem da eleição de ambos, mas que se concretizadas, os dois indicados ascenderão em posições politicas futuras de exercício dos mandatos em ambas situações.

Em caso de vitória de Lula, por exemplo, como apontam as pesquisas, e o governador do Maranhão Flavio Dino eleito este ano senador, a estrela do primeiro suplente que ele escolher estará em ascensão, pois Lula jamais deixará de convidar Flávio Dino para assumir um ministério em seu governo, isso se falando em eleição de ambos. Com isso, e por força da lei eleitoral, o primeiro suplente a ser escolhido assume o mandato. Pouco se especula sobre os nomes que o governador deverá declinar para o cargo, mas essa tem sido uma moeda de troca dentro do contexto politico e por isso não refletem agora esses nomes e escolhas.

Outro cargo dentro na estrutura da base do governo e com disputa nos bastidores é o da indicação de vice-governador de Carlos Brandão. Como não deverá disputar a reeleição do cargo, pela lei, seu companheiro assume em 2026 e poderá concorrer ao cargo de governador nas mesmas condições do atual vice.

Dois nomes tem sido muito bem divulgados para escolha como companheiro de chapa de Carlos Brandão para 2022. O do deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia do Maranhão seria uma forma politica de desmobilizar a pré-candidatura do senador Weverton Rocha, que tem em Othelino um dos mais seguidores fiéis e aliado politico.

Secretário de Educação Felipe Camarão cotado para vice-governador de Carlos Brandão

O outro nome que circula bem como indicação para vice-governador é o jovem secretário de Educação Felipe Camarão, que seria um nome técnico do governo, com penetração politica importante por todo o trabalho que vem realizando na pasta, com melhoria dos índices da educação no estado, com obras físicas de construção de escolas, recuperação da rede, ações de elevação do nível do ensino e capacitação de jovens e adultos, além é claro, de sua força politica como um dos melhores secretários de Educação do Brasil, e, por conta disso, Camarão já é apontado no estado como uma das melhores perspectivas politicas dentro do cenário atual. E por essas qualidades pode ser um dos deputados federais mais bem votados do Estado e dessa posição só deve sair para atender o convite de ser o próximo vice-governador do Estado.

É isso!

 

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Operação das Polícias Militar e Civil cumpre mandados, faz apreensão de armas; drogas e efetua prisões

A operação aconteceu hoje pela manhã na cidade de Matões. A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC/Timon e...

Tudo pronto para a inauguração do ginásio poliesportivo do Residencial Novo Tempo

O moderno prédio foi construído pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Educação. O Governo do Maranhão, através do Secretaria Estadual de Educação concluiu...

Em Timon: registro de quase mil casos de sintomas gripais, suspende atividades presenciais

Nas UBS onde fazem atendimento para casos de Covid, foram realizados 647 testes, destes 382 deram resultado positivo. Autoridades em saúde pública tem detectado...