spot_img
spot_img

Passado e futuro conectados: antigo casarão do Centro Histórico de São Luís se torna hub de inovação

spot_img
Compartilhe:

O Grupo Equatorial Energia inaugurou recentemente o primeiro hub de inovação da empresa, o EQT Lab, dentro de um ambiente multifuncional, localizado na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís, que tem o objetivo principal de ser um espaço propício para a realização de pesquisas tecnológicas e científicas. O novo hub de inovação abriga laboratórios equipados com tecnologia de ponta, espaços colaborativos para a troca de ideias, bastante inspirador para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

Por meio dessa iniciativa, além dos colaboradores da Equatorial, pesquisadores, mercado de startups e estudantes têm a oportunidade de explorar novas fronteiras do conhecimento em diversos campos, pois a disponibilidade de recursos e infraestrutura adequados incentivam a pesquisa e contribuem para o avanço científico. O EQT Lab não apenas impulsiona a pesquisa, mas também é um lugar fértil para a criação de redes, tão necessárias para a criatividade e a inovação com as empresas, instituições acadêmicas e organizações governamentais. Essas colaborações estratégicas visam fomentar a inovação, transferência de tecnologia e o desenvolvimento de soluções práticas para desafios do mundo real.

O imóvel histórico que hoje abriga o EQT Lab foi disponibilizado através do programa Adote um Casarão, do Governo do Maranhão, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. O casarão da Rua do Giz é uma construção histórica de considerável importância cultural e arquitetônica para a região. Para desenvolver o EQT Lab, a restauração do imóvel preservou cuidadosamente a arquitetura original, mantendo a essência histórica do local, enquanto adaptava suas instalações para acomodar equipamentos e tecnologias modernas.

A reforma contemplou o casarão que possui aproximadamente 667 metros quadrados distribuídos em dois andares do prédio que estava bastante deteriorado. O ambiente agora conta com um espaço moderno e inovador, sem comprometer a sua arquitetura original, onde suas fachadas, pisos de cantaria e telhados foram preservados e restaurados para criar um ambiente único e inspirador. Coworking, salas de reunião e de aula, sala design thinking, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência compõem a arquitetura do EQT Lab.

Conheça mais sobre a história do casarão nº 139 da Rua do Giz

A origem do imóvel remonta ao século XVIII e é um marco arquitetônico para o Maranhão, bem como representa um importante objeto de estudo para entendimento do contexto sociocultural da época. O sobrado ainda preserva as características típicas desse período, como paredes robustas, fachada imponente, varandas e janelas ornamentadas.

O casarão foi construído para servir como residência e inicialmente abrigou gerações da tradicional família maranhense Collares Moreira, entre eles Alexander Collares Moreira Júnior, que foi prefeito de São Luís e Senador da República. Ao longo dos anos, foram iniciados projetos de restauração que transformaram o imóvel em um centro cultural e turístico. Posteriormente, o sobrado tornou-se a Casa França Maranhão, que desempenhou por muitos anos um papel importante no turismo da região.

“Para além do contexto histórico, o casarão situado na Rua do Giz, hoje o EQT Lab, é um exemplar arquitetônico significativo para São Luís. Sua preservação e revitalização como hub de inovação contribuem para a valorização da história local, o fomento do turismo e a promoção da cultura e da ciência. O projeto buscou preservar a arquitetura do casarão, restaurando o patrimônio histórico do Centro de São Luís, ao mesmo tempo em que promove a inovação tecnológica e o desenvolvimento cultural, ressignificando o elo entre o passado e o futuro”, pontuou José Jorge Leite, Diretor de Relações Institucionais da Equatorial.

Sobre o EQTLab

O EQT Lab faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e serve como um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital.  O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com salas de reunião e de trabalho disponíveis para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo. Para quem quer conhecer o casarão onde o EQT Lab está instalado, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e fazer o agendamento.

A execução desse projeto aproxima ainda mais o Grupo Equatorial do plano estratégico em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e demonstra o potencial de revitalizar espaços históricos, transformando-os em centros de excelência que impulsionam a pesquisa e contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Ao liderar o projeto EQT Lab, a Equatorial Maranhão demonstra seu compromisso com a responsabilidade social e como agente de transformação na preservação do patrimônio histórico e na promoção da inovação, reafirmando o objetivo de impulsionar o Maranhão para um futuro melhor, onde a herança cultural se entrelaça com as oportunidades tecnológicas.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...