spot_img
spot_img

Paz na Escola: educadores e colaboradores articulam metodologias de prevenção à violência

spot_img
Compartilhe:

O auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), recebeu durante a manhã de hoje (5), mais uma etapa do primeiro de cinco módulos de capacitação e articulação junto aos educadores e parceiros envolvidos no Projeto Paz na Escola. A ação faz parte do eixo de prevenção à violência do programa Vila Bairro Segurança.

O encontro contou com a presença de colaboradores das unidades escolares e socioassistenciais do município, de representantes da Guarda Municipal de Teresina, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e do setor de monitoramento do Projeto Lagoas do Norte. A articulação acontece após uma primeira fase de capacitações direcionadas aos servidores, que teve início em 2018 e consistiu em diagnóstico realizado em conjunto com a Faculdade Latino-americana.

“Os professores foram os próprios pesquisadores, dentro das escolas, e fizeram levantamento dos casos de violência por meio de entrevistas com os alunos e outros professores. A partir desse diagnóstico, viu-se que as problemáticas que surgiam, além dos problemas físicos nas escolas, ocorriam por questões de convivência: muitas relacionadas ao bullying, ao racismo, à homofobia”, detalha. Foram levantadas várias temáticas desse tipo! A ideia é que no final, se tenha um plano de ação para cada escola sendo executado”, detalha o assessor de planejamento e monitoramento do Lagoas do Norte, Allan Cronemberger.

A manhã foi direcionada pela equipe do Núcleo de Estudos de Violência. Os servidores presentes foram divididos em grupos e orientados a formularem contribuições para um mapa conceitual. “O objetivo é chegar a algo em comum com os professores e profissionais aqui presentes, para pensarmos um plano de ação nas escolas que possa prevenir violências. Além disso, também vamos estudar as metodologias: qual a diferença de fazer um momento de contar histórias para uma roda de conversa? Quais são as ferramentas que se podem utilizar?”, exemplificou Clarice Lopes, educadora do órgão.

A importância do planejamento conjunto entre todas os centros, unidades e instituições atuantes no Vila Bairro Segurança por meio do Paz na Escola foi ressaltada por Leonilde Maria Vasconcelos, pedagoga que compõe a equipe da Escola Municipal Nova Brasília.  “Esses cursos são muito interessantes, já que discutimos temáticas que vivenciamos diariamente. As perspectivas são muito boas, que consigamos, de fato, trabalhar e resolver”, comenta.

“Não é uma tarefa fácil, é difícil tanto para as escolas como para as parcerias. Sabemos das deficiências de cada um e das nossas próprias fragilidades. Então, temos a perspectiva de união, de trabalhar para que possamos resolver os problemas dentro da escola e para que nossos parceiros também não tenham tantos fora delas. É uma via de mão dupla”, pontuou a educadora.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...