A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais (CSIPRC), localizado em Timon, está realizando o Projeto Pedagógico Jornadas Históricas. No decorrer do ano serão realizadas oficinas de História com apresentações dos conteúdos da matriz curricular da disciplina escolar, de forma lúdica, com apresentações teatrais, filmes e documentários.
De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo, Lívio Araújo, é fundamental para a escolarização dos socioeducandos uma proposta diferenciada de apresentação dos conteúdos escolares. “As oficinas de história tem conseguido alcançar seu objetivo, que é transmitir a história de maneira prática, ocasião em que os adolescentes conseguem compreender todo o conteúdo. A ideia do projeto é despertar a curiosidade sobre a história”, declara.
O educador Igor Castro, responsável pela organização do projeto explica que foi em 2019, com as atividades da oficina de História, que o projeto foi implantado no Centro Socioeducativo. “A adaptação das aulas de História à realidade dos socioeducandos, bem como utilização de uma roupagem diferenciada, foi fundamental para despertar a curiosidade deles sobre acontecimentos mundiais e atuais. Este projeto é fundamental para que os socioeducandos conheçam a história e se reconheçam no processo de formação da humanidade”, afirma.
Para o adolescente, trabalhar de forma lúdica temas tão importantes tem contribuído muito no seu processo de aprendizagem. “As atividades realizadas no projeto têm sido de grande relevância, pois levam à reflexão, e tenho aprendido sobre o conteúdo repassado. A abordagem do tema proporciona a interação entre todos os participantes. O projeto tem despertado em mim a curiosidade de pesquisar mais sobre os acontecimentos que marcaram a história”, relata. Da assessoria.