Por Juliana Castelo
O Natal está chegando. Com ele, vêm as confraternizações, os encontros familiares e as irresistíveis tentações à mesa. Para quem não quer fugir da dieta nessa época… haja força de vontade. Mas quem disse que você precisa abrir mão do sabor para continuar saudável?
A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Ruth Pereira, dá dicas de como aproveitar as festas de fim de ano sem peso na consciência e sem surpresas na balança.
Segundo a especialista, é preciso se planejar adequadamente. “Muitas pessoas pensam que se preparar ao longo do dia é ficar em jejum por longas horas para ‘aproveitar’ o evento. Não é preciso fazer isso. Você deve se alimentar de forma habitual, porque, no momento da confraternização, vai fazer escolhas mais conscientes”, orienta.
Alimentos mais saudáveis, naturais, artesanais e integrais podem ser o centro das atenções nas mesas de fim de ano. “Carnes magras, assados e grelhados são ótimas opções. Nessa época, também temos muitos tipos de saladas, então, busque aquela mais natural possível, sem a adição de molhos”, indica.
Agora, é claro, mesmo assim, nada de passar da medida. Controlar o tamanho das porções permite que você desfrute de uma variedade de sabores sem exagerar nas calorias. Lembre-se: depende da sua disciplina saborear tantas delícias sem comprometer seus objetivos de saúde.
A profissional faz um último alerta: cuidado com frituras. “Os alimentos gordurosos e as preparações à milanesa podem inflamar o seu corpo, trazer danos à saúde e facilitar o surgimento de doenças crônicas. Além disso, procure um profissional nutricionista que possa ouvir suas preferências, sugerir opções e quantidades de maneira individualizada para que você possa aproveitar as festas com equilíbrio”, finaliza Ruth.
Dicas anotadas? Então, aproveite e boas festas (sem culpa!).