spot_img
spot_img

Teresina ultrapassa 6 mil ações de sanitização de combate à Covid-19

spot_img
Compartilhe:

Como estratégia de combate à disseminação de Covid-19, a Prefeitura de Teresina iniciou, no dia 30 de março, a realização de desinfecção de espaços públicos com grande circulação de pessoas e de ônibus de transporte público. Ao todo, 6.028 sanitizações já foram realizadas em ações que acontecem de segunda a sábado, turnos manhã e tarde, utilizando 225 Kg de hipoclorito de cálcio e 15 mil litros da solução sanitizadora por dia.

As equipes de desinfecção percorrem a cidade pulverizando soluções de água com hipoclorito utilizando bombas costais, caminhões pipas e carros fumaceiros na área externa de ambientes foco de aglomeração de pessoas. Nesse período, já foram feitas 1.126 sanitizações em Unidades de Saúde, 1.075 em lotéricas e bancos, 993 em ônibus do transporte público, 312 em grandes supermercados, 145 em terminais de ônibus, 1252 paradas abertas e integradas e 98 visitas em mercados municipais.

De acordo com Marco Antonio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além dos locais citados, algumas instituições públicas, delegacias, campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), shoppings, calçadões do Centro, cemitérios, aeroporto, rodoviária, Polo de Saúde e outros espaços da capital também foram higienizados.

“As sanitizações são resultado de uma parceria da Semduh com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Águas de Teresina para juntos impedirmos que locais, que ainda estão em funcionamento e possuem grande movimentação, tornem-se foco de contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, reforçamos, estamos fazendo a higienização desses locais, mas a orientação principal é que as pessoas permaneçam em casa”, destaca o gestor.

A gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, explica que o trabalho está sendo realizado em todos os pontos a cada três dias, obedecendo às diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Para a sanitização, é usada a substância hipoclorito de cálcio, que é um virucida permitido pela Anvisa, na concentração de 1%”, diz a gerente.

Oriana Bezerra ressalta, no entanto, que a principal forma de evitar a Covid-19 é ficar em casa e pede que a população só saia quando for extremamente necessário: “Estamos promovendo a higienização de locais que prestam serviços essenciais, que não podem ser fechados. Cabe aos cidadãos fazer a sua parte, tomando as medidas de higiene recomendadas e praticando o distanciamento social, minimizando assim o risco de contrair a doença”, lembra a gerente.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...

Prefeitura de Timon realiza “Natal da Família” e entrega decoração natalina na Praça São José

A Prefeitura de Timon realizou, na noite dessa sexta-feira (5), a abertura oficial do Natal da Família, na Praça São José. O evento reuniu...

Schnneyder participa de importantes eventos da Segruança e Comando da PM ao lado do governador

O coronel Horman Schnneyder, atual subsecretário de Segurança Pública e segundo na hierarquia da pasta, marcou presença ontem (4) em duas importantes agendas ao...