spot_img
spot_img

TSE autoriza revista pela polícia ao eleitor que se negar entregar o celular na hora de votar

spot_img
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (25), em uma ação para garantir o sigilo dos votos das Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que os eleitores deverão entregar o celular antes de entrar na cabine de votação — a decisão da corte foi unanime. A depender da decisão do juiz eleitoral, o eleitor também poderá ser revistado com auxílio de um detector de metais.

A ação foi realizada após uma consulta questionando se a proibição de celulares na cabine de votação continua em vigor. A consulta foi realizada pelo partido União Brasil, após identificar uma resolução, deste ano, que orienta sobre o manuseio de smartphones durante a votação.

Até então, o União Brasil acreditava que os eleitores deveriam apenas desligar o celular ou guardá-lo no bolso. Em resposta, os ministros afirmaram que o celular deverá ser entregue antes do eleitor entrar na cabine de votação — recusar a ação será considerado crime eleitoral. A entrega será realizada para um mesário responsável por guardar os aparelhos.

Segundo informações do G1, uma nova resolução para explicar a decisão deve ser aprovada já na próxima semana. O ministro Alexandre de Moraes afirma que a decisão foi tomada após uma “grande preocupação com a utilização ilícita dos celulares no dia de votação”.

Votação mais segura

Uma das preocupações em relação ao uso de celulares durante a votação é a milícia, pois, para “vender votos” em troca de vantagens, os eleitores devem gravar vídeos provando a votação para os milicianos. Outro problema são os vídeos que tentam mostrar problemas falsos nas urnas, como aconteceu na última eleição.

“Lembrava o ministro Ricardo Lewandowski que houve uma flexibilização para que entrasse, desde que desligado, desde que no bolso. Nós percebemos que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine que é indevassável para saber se a pessoa ligou ou não o celular”, disse Moraes.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Apaixonados pela Vida: programa da Hapvida celebra dois anos de alegria e acolhimento a pacientes em tratamento

Reportagem/Juliana Castelo. Iniciativa promove ações em unidades hospitalares da rede, com atividades que estimulam o bem-estar emocional e fortalecem o vínculo entre pacientes, familiares e...

Maranhão é o 4º do Nordeste em geração de empregos formais; jovens lideram novas contratações

Reportagem/Jherry Dell'Marh O Maranhão segue em trajetória de recuperação e crescimento no mercado de trabalho. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados...

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Reportagem/Juliana Castelo Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos...