spot_img
spot_img

PI e MA discutem repactuação do atendimento a pacientes maranhenses na rede pública de Teresina

spot_img
Compartilhe:

Uma dos encaminhamentos da reunião foi a criação de um grupo condutor que tratará das demandas da macrorregião interestadual — Rede Mapi.
Representantes das Secretarias de Estado da Saúde do Piauí e do Maranhão, juntamente com as prefeituras de Teresina, Timon e municípios vizinhos, reuniram-se, nesta segunda-feira (6), para discutir a repactuação do atendimento a pacientes de cidades maranhenses em hospitais piauienses, especialmente em Teresina.
A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) entre os dois estados foi realizada na Escola Fazendária.
Um dos encaminhamentos da reunião foi a criação de um grupo condutor que tratará das demandas da macrorregião interestadual — Rede Mapi. O grupo será composto pela Secretaria de Saúde do Maranhão, Secretaria de Saúde do Piauí e os Cosems dos dois estados.
Na avaliação do secretário da Sesapi, Antonio Luiz, a discussão é fundamental, pois contribuirá para organizar melhor os atendimentos e otimizar o uso dos recursos disponíveis, fortalecendo a cooperação entre os estados. “O SUS é tripartite e exige cooperação entre os três entes. Essa reunião envolve o Piauí e o Maranhão para que possamos discutir o fluxo que será desenhado a fim de atender pessoas do Maranhão em Teresina — seja em hospitais da Fundação Municipal de Saúde, da Sesapi ou do Hospital Universitário —, desde que haja uma compensação financeira que garanta um equilíbrio mais justo na assistência”, pontuou o secretário.
Durante a reunião, a equipe técnica da FMS apresentou o atual fluxo de encaminhamento e atendimento de pacientes oriundos de Timon e de outros municípios maranhenses que buscam os serviços de saúde em Teresina. Na oportunidade, foi demonstrada a necessidade de repactuar o repasse de recursos financeiros entre os entes envolvidos, com o objetivo de garantir a reorganização e o equilíbrio no atendimento, além de assegurar que o acesso aos serviços ocorra de forma regulada e planejada.
“Essa é uma pauta antiga e é justificável. É muito mais fácil um paciente vir de Timon para se tratar em Teresina do que ir para São Luís, que fica muito mais distante. É uma questão de bom senso, de reconhecer aquilo que deve ser feito de forma justa. Acho que vai ser fácil construir um acordo: você diz o que pode atender, você atende, e o pagamento por esse atendimento naturalmente é feito conforme a tabela do Ministério da Saúde”, destacou o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
A superintendente da Secretaria de Saúde do Maranhão, Marina Sousa, ressaltou a importância do diálogo entre os dois estados. “Não vamos onerar o estado do Piauí e, principalmente, Teresina, com os nossos pacientes, sem a devida contrapartida. Estamos aqui justamente para discutir, ouvir e também levar para o nosso estado a proposta que será desenhada aqui — e que, provavelmente, será trabalhada pelos dois estados — para que possamos garantir um melhor acesso aos munícipes do Maranhão, que já são atendidos hoje em Teresina”, afirmou.
Participaram do encontro o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz; os prefeitos de Teresina e Timon, Sílvio Mendes e Rafael Brito; a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano; e a superintendente da Secretaria de Saúde do Maranhão, Marina Sousa. Além dos gestores públicos, a reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público do Piauí, da Defensoria Pública, do Ministério Público Federal, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI). do portal parlamentopiaui.
Fotos: Ascom Sesapi
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...

Prefeitura de Timon realiza “Natal da Família” e entrega decoração natalina na Praça São José

A Prefeitura de Timon realizou, na noite dessa sexta-feira (5), a abertura oficial do Natal da Família, na Praça São José. O evento reuniu...

Schnneyder participa de importantes eventos da Segruança e Comando da PM ao lado do governador

O coronel Horman Schnneyder, atual subsecretário de Segurança Pública e segundo na hierarquia da pasta, marcou presença ontem (4) em duas importantes agendas ao...