spot_img
spot_img

Muito além da sala de aula: atendimentos sociais são aliados da formação profissional de jovens em São Luís

spot_img
Compartilhe:
Serviços gratuitos abrem as portas de instituições de ensino para a comunidade em geral e oferecem espaços de prática supervisionada para alunos

Por Jherry Dell’Marh

A dona de casa Maria Joana, 49, moradora do bairro da Liberdade, espera sua vez para o atendimento psicológico. Sem ter renda própria, ela enfrentava uma batalha silenciosa contra a síndrome do pânico, desencadeada após testemunhar um homicídio próximo à sua residência. “Eu vi uma menina levar três tiros. Cheguei aqui com medo até de ouvir meu cachorro latindo. Mas neste espaço tenho encontrado apoio e escuta. Hoje, depois dos atendimentos, estou mais tranquila”,  relatou.

Já Carlos Magno, 46, é vendedor ambulante. No ano passado, ele não entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) e precisou pagar multa. “Ano passado eu fiquei perdido. Este ano, encontrei apoio das meninas aqui e consegui entregar tudo certinho e no prazo”, comemorou.

Apesar das histórias de vida totalmente diferentes, tanto Joana quanto Carlos têm algo em comum: ambos foram atendidos de maneira gratuita, por serviços oferecidos em projetos de extensão.  Joana é acolhida pela equipe da Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís; Carlos, pelo Núcleo de Administração e Finanças (NAF) da mesma instituição. Oferecer serviços gratuitos é uma estratégia de instituições de ensino para, além de transmitir conhecimento e cultura, contribuir para o desenvolvimento e melhoria das comunidades ao seu redor.

O reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Luís Ribeiro, destaca que o atendimento à população é parte do compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento social. “Sendo uma instituição educacional, temos uma função social muito importante. Oferecer serviços à comunidade é uma maneira de contribuir com a localidade em que estamos inseridos e, ao mesmo tempo, proporcionar um espaço seguro de prática para os nossos alunos, supervisionados pelos professores”, explicou Ribeiro.

No Centro Universitário Estácio São Luís, além da Clínica Escola de Psicologia e dos atendimentos na área contábil, são oferecidos serviços nas áreas de Direito, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Serviço Social. Por meio de projetos de extensão, também são oferecidas atividades voltadas para a inclusão digital de pessoas idosas e mantidas parcerias voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência.

“Assim fazemos com que os nossos serviços transcendam os muros do Centro Universitário, estendendo-se às comunidades locais por meio de  ações sociais, projetos e palestras”, explica a coordenadora pedagógica do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Nogueira.

NA PRÁTICA

A Clínica Escola de Odontologia iniciou seu atendimento ao público em março de 2022. A coordenadora do curso de Odontologia da Estácio, Bruna Milhomens, destaca a importância de devolver à comunidade serviços de saúde bucal, formando profissionais aptos a atender às demandas desse setor com um olhar humanizado.

A clínica oferece, de maneira gratuita, serviços odontológicos como raspagem, restaurações, extrações e tratamentos de canal. “O objetivo não é apenas a estética do sorriso, mas também a qualidade de vida e a saúde integral dos pacientes”, destaca Bruna.

Para quem tem a oportunidade de participar de um desses projetos, a prática supervisionada é um diferencial e tanto na formação profissional. É o caso de Paulo Vinícius, que está no oitavo período de Psicologia e, neste semestre, participa dos atendimentos realizados na Clínica Escola do curso. “O estágio na clínica tem sido enriquecedor. Aprendi muito sobre manejo interpessoal e escuta ativa”, conta.

Os serviços oferecidos à comunidade são gratuitos e estão disponíveis de segunda a sexta-feira,. Veja abaixo os horários de atendimento em casa caso.

COMO TER ACESSO
Clínica de Psicologia:

  • Atendimento de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h. Para ter acesso aos serviços, é preciso procurar e agendar o atendimento.

  1. Clínica de Odontologia:

  • Atendimento de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

  • Agendamento pelo WhatsApp: (98) 98513-2579 ou presencial.

  1. Núcleo de Prática Jurídica:

  • Atendimento de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

  • Agendamento diretamente no Núcleo.

  1. NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal):

  • Atendimento de segunda a sexta das 14h às 17h.

  • Agendamento na faculdade.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...

Saiu o resultado! Grupo Equatorial divulga lista com os aprovados do edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio de projetos que contribuam para um ambiente mais inclusivo e socialmente...