A reeleição do Deputado Rafael lhe permite e determina que ele seja o grande articulador do Governo Brandão, na Assembleia Legislativa, onde foi líder do governo e acumula experiências, mas também o condutor do processo em Timon, por motivos óbvios. Sua votação com os 16 mil 112 votos obtidos na cidade e no âmbito geral com 49 mil 798 no Maranhão sendo o sexto mais bem votado do PSB, partido pelo qual o governador foi reeleito em primeiro turno.
Sem demérito para os demais concorrentes e aliados, mas o Deputado Rafael tem seus méritos próprios e soube se beneficiar muito bem das prerrogativas de deputado aliado do governo com benefícios e obras nas cidades onde teve voto e consideradas bases eleitorais e mostrou com força politica o trabalho que desenvolveu.
Ademais, o Deputado Rafael percorreu na pré-campanha e campanha os caminhos mais difíceis e que nenhum outro aliado do governador quis percorrer. À princípio, por conta disso, sua reeleição passou a ser dúvida, mas ele teve que enfrentar todos os obstáculos e dificuldades politicas para chegar até a sua reeleição.
Na questão partidária, por exemplo, enquanto muitos dos aliados buscavam partidos com menor densidade e concorrência, o Deputado Rafael foi corajoso e se filiou a PSB, partido até então chamado de “chapão” com inúmeros candidatos fortes com mandatos e outros com força eleitoral e volume para se eleger deputado pela primeira vez e tomar a vaga dos de mandato, como realmente aconteceu. Isso no âmbito geral foi uma grande dificuldade.
A questão partidária, em sua principal base também lhe trouxe dificuldades, pois até os aliados imaginavam que defender o número 40, do PSB, fosse empecilho para sua campanha na cidade devido a identificação com seu antigo grupo politico e familiar.
Mas se essa dificuldades assombravam, a decisão de rompimento com o grupo Leitoa talvez tenha sido o momento mais duvidoso de sua reeleição, pois na cidade de Timon, muitos ainda acreditavam que o Deputado continuaria convivendo com o desgaste da Família Leitoa e que a quantidade de votos na cidade se abateriam de tal forma que não fossem capaz de lhe garantir a eleição com os votos de fora da cidade.
Quanto a isso, o Deputado Rafael teve que se superar duas vezes. Primeiro com a rotulagem traiçoeira do primeiro candidato colocado pelo seu grupo que não perdeu um só momento da pré-campanha para atacá-lo. A desistência desse candidato e a substituição por seu filho significava que seria “dois contra um”, e apesar do intuito e do objetivo de superar o candidato e atrapalhar a reeleição do parlamentar timonense, mais uma vez o Deputado Rafael conseguiu se superar e superar seus adversários.
Portanto, todas essas dificuldades traçadas e superadas pelo Deputado Rafael lhe colocam nessa condição de, com sua reeleição se condicionar, lhe permitir e determinar ser o articulador do Governo Brandão com méritos dentro do Marnhão e principalmente em sua maior base eleitoral Timon.
É isso!