A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) continuam com ações alusivas ao Novembro Azul em várias unidades de saúde da capital e do interior do estado. Nesta segunda-feira (21), a Policlínica Vinhais realizou o Dia D, com uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e pênis.
O urologista Antônio de Pádua, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressaltou que é fundamental a conscientização dos homens quanto a importância do autocuidado, pois a prevenção é a maior arma contra essa doença silenciosa e que é a segunda causa de morte por câncer no Brasil. “Quando o homem começa a sentir os sinais da doença, ele já perdeu a chance de se tratar. A campanha Novembro Azul é tão importante, pois ela leva os homens a consultar, não dando tempo para a doença, caso seja diagnosticada, avançar”, disse.
O gerente de peixaria, Deilson Dutra, foi acompanhar a esposa em uma consulta e aproveitou a oportunidade para saber mais sobre o câncer de próstata. “É muito bom a gente procurar entender sobre essa doença e aprender a se cuidar, por isso aproveitei a oportunidade hoje aqui”, afirmou.
No Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra, a programação incluiu uma palestra do médico Davi de Almeida Dias e atendimento ambulatorial na unidade, que integra a Rede de Estado da Saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O atendimento à população masculina foi realizado pelo médico urologista Everton Domingos. Na ocasião, também houve sorteio de brindes e distribuição de material educativo.
“Na oportunidade houve a orientação aos colaboradores da unidade sobre a importância da prevenção no decorrer da vida”, complementou Solange Vieira da Cruz Bispo, diretora geral do Hospital Regional Dr. Rubens Jorge.
Para o agente de portaria do hospital, Marcelo Henrique Lima de Sousa, a palestra foi de muito aprendizado. “A classe masculina, muitas vezes, tem um certo preconceito em relação à prevenção do câncer de próstata, precisamos deixar isso de lado, procurar assistência, uma unidade de saúde e se prevenir”, pontuou.
O Hospital Regional de Chapadinha também promoveu ações de prevenção. Até o final do mês, a unidade vai realizar ações articuladas com os municípios da região para estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. Estão sendo ofertadas consultas com urologista, além de exames de imagem e laboratorial.
“Todos nós homens precisamos nos cuidar, às vezes sentimos algo relacionado à saúde e ficamos escondendo, sem manifestar para esposa ou para a família e não deve ser assim. Todos nós devemos fazer a nossa parte, procurar as unidades de saúde para se cuidar, fazer o procedimento que tiver que ser feito”, disse o agricultor Marcos Ericeira.
O diretor clínico do Hospital Regional de Chapadinha, Sílvio José de Andrade Paz Filho, frisou que o diagnóstico precoce é o que vai diminuir o número de mortes. “Quando diagnosticado precocemente a chance de cura é muito grande, superior a 90%. Na nossa unidade de saúde, a campanha tem obtido sucesso e recebe bastante adesão”, frisou o diretor.
Em Timon, o médico urologista Candilberto Alves proferiu a palestra “Quem ama se cuida por inteiro” aos colaboradores e pacientes do Hospital Alarico Nunes Pacheco, abordando a conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.