spot_img
spot_img

Governo intensifica atividades alusivas ao Novembro Azul

spot_img
Compartilhe:
O agricultor Marcos Ericeira participou da programação no Hospital Regional de Chapadinha
O urologista Antônio de Pádua, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressaltou que é fundamental a conscientização dos homens quanto a importância do autocuidado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) continuam com ações alusivas ao Novembro Azul em várias unidades de saúde da capital e do interior do estado. Nesta segunda-feira (21), a Policlínica Vinhais realizou o Dia D, com uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e pênis.

O urologista Antônio de Pádua, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressaltou que é fundamental a conscientização dos homens quanto a importância do autocuidado, pois a prevenção é a maior arma contra essa doença silenciosa e que é a segunda causa de morte por câncer no Brasil. “Quando o homem começa a sentir os sinais da doença, ele já perdeu a chance de se tratar. A campanha Novembro Azul é tão importante, pois ela leva os homens a consultar, não dando tempo para a doença, caso seja diagnosticada, avançar”, disse.

O gerente de peixaria, Deilson Dutra, foi acompanhar a esposa em uma consulta e aproveitou a oportunidade para saber mais sobre o câncer de próstata. “É muito bom a gente procurar entender sobre essa doença e aprender a se cuidar, por isso aproveitei a oportunidade hoje aqui”, afirmou.

No Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra, a programação incluiu uma palestra do médico Davi de Almeida Dias e atendimento ambulatorial na unidade, que integra a Rede de Estado da Saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O atendimento à população masculina foi realizado pelo médico urologista Everton Domingos. Na ocasião, também houve sorteio de brindes e distribuição de material educativo.

“Na oportunidade houve a orientação aos colaboradores da unidade sobre a importância da prevenção no decorrer da vida”, complementou Solange Vieira da Cruz Bispo, diretora geral do Hospital Regional Dr. Rubens Jorge.

Para o agente de portaria do hospital, Marcelo Henrique Lima de Sousa, a palestra foi de muito aprendizado. “A classe masculina, muitas vezes, tem um certo preconceito em relação à prevenção do câncer de próstata, precisamos deixar isso de lado, procurar assistência, uma unidade de saúde e se prevenir”, pontuou.

O Hospital Regional de Chapadinha também promoveu ações de prevenção. Até o final do mês, a unidade vai realizar ações articuladas com os municípios da região para estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. Estão sendo ofertadas consultas com urologista, além de exames de imagem e laboratorial.

“Todos nós homens precisamos nos cuidar, às vezes sentimos algo relacionado à saúde e ficamos escondendo, sem manifestar para esposa ou para a família e não deve ser assim. Todos nós devemos fazer a nossa parte, procurar as unidades de saúde para se cuidar, fazer o procedimento que tiver que ser feito”, disse o agricultor Marcos Ericeira.

O diretor clínico do Hospital Regional de Chapadinha, Sílvio José de Andrade Paz Filho, frisou que o diagnóstico precoce é o que vai diminuir o número de mortes. “Quando diagnosticado precocemente a chance de cura é muito grande, superior a 90%. Na nossa unidade de saúde, a campanha tem obtido sucesso e recebe bastante adesão”, frisou o diretor.

Em Timon, o médico urologista Candilberto Alves proferiu a palestra “Quem ama se cuida por inteiro” aos colaboradores e pacientes do Hospital Alarico Nunes Pacheco, abordando a conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Hapvida mobiliza colaboradores, clientes e parceiros em todo o país e transforma solidariedade em mais de 11 mil sorrisos neste Natal

Campanha nacional arrecada brinquedos, reforça o compromisso social da companhia e leva afeto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade  Repprtagem/Juliana Castelo Cuidar de pessoas vai além...

Síndrome de fim de ano: entenda a “dezembrite” e como lidar com a sobrecarga emocional

Psicóloga  explica por que o final do ano pesa tanto e alerta para sinais de esgotamento da saúde mental Reportagem/Jherry Dell'Marh O fim do ano é...

Festas de fim de ano ainda excluem pessoas com deficiência em espaços públicos  

Especialista alerta para falta de acessibilidade em eventos de Natal e Réveillon nas cidades brasileiras Com a chegada do fim do ano, praças, parques e...