A secretaria está em alerta e pede a conscientização da população para com os cuidados a serem adotados.
A Secretaria de Saúde de Timon realizou levantamento de índice rápido (LIRA) que mede a taxa de infestação pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, na zona Urbana do município no período de 24 a 28 de janeiro.
Após o levantamento feito pelos agentes de endemias concluiu-se que Timon está em situação de médio risco para a dengue.
“O ministério da saúde preconiza que o LIRA fique em até 1% .Em Timon, por conta do período chuvoso, o índice está em 1.9. Nesse caso precisamos do apoio de toda a população nos cuidados para combater os criadouros do mosquito da dengue”, explica Dolamito Marques, coordenador de endemias.
Esse foi o primeiro LIRA dos quatro que devem ser feitos este ano. Toda a apuração é feita em parceria com a Regional de Saúde de Timon, que reforça a supervisão no trabalho de campo.
As autoridades lembram que neste momento, não basta lutar contra as síndromes gripais, como Covid-19 e gripe, mas é fundamental a colaboração da população para se evitar os casos de dengue. Qualquer objeto ou local que acumule água parada deve ser limpo. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.