spot_img
spot_img

Um Roteiro para Mudanças Globais Sustentáveis

spot_img
Compartilhe:

Por Vanessa de Lima

Em um horizonte de 15 anos, o mundo certamente enfrentará desafios significativos e transformações profundas. A iniciativa da ONU em estabelecer metas globais para garantir que “ninguém no mundo seja deixado para trás” reflete a urgência e a importância de abordar questões como desigualdade, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, as Universidades desempenham um papel crucial no alcance dos objetivos da Agenda 2030. Como centros de aprendizado e inovação, elas têm a responsabilidade e o potencial de contribuir de maneira significativa para essas metas ambiciosas. As instituições preparam os profissionais para enfrentar os desafios do século XXI. Isso envolve não apenas fornecer conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades práticas e promover uma mentalidade voltada para a resolução de problemas complexos. De acordo com o coordenador dos Cursos de Negócios e Design Gráfico da Wyden, Paulo Roberto Lourenço, as disciplinas extensionistas, como é o caso da disciplina de “sustentabilidade”, torna a teoria muito mais próxima da prática. “Os alunos são incentivados, conforme o plano de aula, a buscar parceiros e empresas para desenvolver projetos na área de sustentabilidade, ODS e ESG. Então, as ideias desenvolvidas e estudadas em sala de aula são aplicadas dentro das empresas parceiras pelos próprios alunos, com total protagonismo”, explica o docente.

Parcerias estratégicas
Além disso, as Universidades são catalisadoras de parcerias estratégicas entre diversos setores da sociedade, incluindo governos, empresas, organizações não governamentais e comunidades locais. Essas parcerias são essenciais para promover a colaboração e a co-criação de soluções eficazes para os problemas globais. Localmente, o Unifacid Wyden estabelece parceria com Ministério Público do Piauí com o Projeto Acolhe(DOR), que atende mulheres vítimas de violência.

Engajamento com a comunidade
O engajamento da comunidade local também é uma área na qual as Universidades podem desempenhar um papel significativo. Ao envolver-se com as comunidades em que estão inseridas, as Universidades podem entender melhor as necessidades e os desafios locais, e colaborar com os moradores para desenvolver iniciativas sustentáveis e impactantes. No Unifacid acontece o Projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa, que funciona gratuitamente como um importante pilar para garantir o cuidado e o exercício mental de pessoas na terceira idade. Sem dúvida, a ação gera impactos significativos na vida dessas pessoas.

Novas ideias e soluções

Por fim, as Universidades são incubadoras naturais de inovação, onde pesquisadores e estudantes têm a liberdade e os recursos para explorar novas ideias e desenvolver produtos e soluções inovadoras. Essas inovações podem abranger desde tecnologias verdes e energias renováveis até modelos de negócios sustentáveis e políticas públicas eficazes. Seja capacitando profissionais, formando parcerias estratégicas, engajando comunidades locais ou promovendo a inovação, elas são verdadeiros agentes de mudança e progresso em direção a um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos.

Vestibular Wyden

E para quem deseja ingressar em um curso do Unifacid Wyden e vivenciar todas essas possibilidades, o próximo vestibular online acontece no dia 11 de maio. Podemos mencionar que “O processo seletivo tem condições diferenciadas para as modalidades presencial, semipresencial e ao vivo onde o candidato pode garantir 10% de bolsa adicional sobre a oferta do site, no primeiro semestre”.

Como participar?

Confira as condições especiais para o curso e modalidade que deseja ingressar por meio do link: https://www.wyden.com.br/selecao

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Yduqs realiza III Fórum ESG no dia 22

O evento será transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube Por Jherry Dell'Marh No dia 22 de maio, a Yduqs promoverá sua principal agenda do...

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...