spot_img
spot_img

Está com calor? Veja como alimentação pode ajudar a enfrentar onda de calor que atinge o país

spot_img
Compartilhe:

Inmet chegou a emitir aviso meteorológico especial por conta do aumento da temperatura por vários dias seguidos

Por Elainy Castro

Com previsão de termômetros se aproximando novamente de 40ºC durante mais uma onda de calor, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a enfrentar este período.

A nutricionista e professora da Estácio, Maria Tainara Carneiro, explica que, com o calor intenso, o organismo perde muito mais água. Por isso, optar por uma alimentação rica em frutas e também com ingestão maior de líquidos pode ajudar a evitar uma possível desidratação.

“Nossa alimentação deve conter frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e contém água, auxiliando a repor os nutrientes perdidos pelo suor. Além disso, devemos ingerir líquidos o dia inteiro, como água, sucos naturais e água de coco”, orienta a nutricionista.

Crianças e idosos, que podem desidratar com mais facilidade, devem adotar cuidados especiais. A orientação é oferecer líquidos e frutas constantemente para repor os nutrientes eliminados com o suor. “A banana é uma ótima opção de fonte de energia e pode ser levada na bolsa. O abacaxi, a melancia e a laranja são ótimas opções para evitar a desidratação”, destaca Maria Tainara.

Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados. Entre eles, os que são considerados ultraprocessados – ou seja, passam por maior processamento industrial e têm excesso de sódio, gordura e açúcar.

“Além disso, devemos evitar alimentos que demoram mais a digestão, como carnes gordas, frituras, doces, maionese, queijos gordurosos, preparações feitas com muita gordura e sódio”, explica a professora da Estácio.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Volta às aulas: com alta de até 9% nos preços dos materiais escolares, varejo online é alternativa com descontos e vantagens  

Cadernos, livros, uniformes e outros artigos movimentaram mais de R$ 49 bilhões em 2024, com impacto de 85% no orçamento das famílias Reportagem/Diego Andrade Após as...

Como usar as notas do Enem para estudar Medicina no MA; provas podem ser feitas nos formatos on-line ou presencial

Reportagem/Deiwerson Damasceno As oportunidades para iniciar a graduação de Medicina já estão abertas e quem deseja aproveitar as notas do Enem ou ingressar por meio...

Saiu a nota do Enem, e agora? Veja próximos passos para chegar à faculdade

Reportagem/Juliana Castelo A tão esperada divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio chegou, e com ela, uma explosão de emoções toma conta dos...