spot_img
spot_img

Está com calor? Veja como alimentação pode ajudar a enfrentar onda de calor que atinge o país

spot_img
Compartilhe:

Inmet chegou a emitir aviso meteorológico especial por conta do aumento da temperatura por vários dias seguidos

Por Elainy Castro

Com previsão de termômetros se aproximando novamente de 40ºC durante mais uma onda de calor, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a enfrentar este período.

A nutricionista e professora da Estácio, Maria Tainara Carneiro, explica que, com o calor intenso, o organismo perde muito mais água. Por isso, optar por uma alimentação rica em frutas e também com ingestão maior de líquidos pode ajudar a evitar uma possível desidratação.

“Nossa alimentação deve conter frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e contém água, auxiliando a repor os nutrientes perdidos pelo suor. Além disso, devemos ingerir líquidos o dia inteiro, como água, sucos naturais e água de coco”, orienta a nutricionista.

Crianças e idosos, que podem desidratar com mais facilidade, devem adotar cuidados especiais. A orientação é oferecer líquidos e frutas constantemente para repor os nutrientes eliminados com o suor. “A banana é uma ótima opção de fonte de energia e pode ser levada na bolsa. O abacaxi, a melancia e a laranja são ótimas opções para evitar a desidratação”, destaca Maria Tainara.

Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados. Entre eles, os que são considerados ultraprocessados – ou seja, passam por maior processamento industrial e têm excesso de sódio, gordura e açúcar.

“Além disso, devemos evitar alimentos que demoram mais a digestão, como carnes gordas, frituras, doces, maionese, queijos gordurosos, preparações feitas com muita gordura e sódio”, explica a professora da Estácio.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Camarão: saiba como escolher, limpar e armazenar

Por Juliana Castelo Empanado, frito, cozido, em moquecas e até o clássico bobó de camarão. É difícil achar alguém que não goste desse fruto do...

Salário maternidade: mães MEI também têm esse direito  

Por Juliana Castelo Ao chegar ao mundo, um bebê precisa de muito cuidado e proteção. Mas quem também precisa ser protegida nessa nova fase é...

Eleições 2024: Maranhão tem o maior percentual de eleitores jovens no Brasil

Em todo o estado, são mais de 160 mil eleitores de 16 e 17 anos aptos a votar, representando 3,13% do eleitorado  Por Jherry Dell'Marh A...