spot_img
spot_img

Esgotamento sanitário promove mais saúde e valoriza imóveis

spot_img
Compartilhe:

Em um ano, Timon terá um salto de 33% de cobertura no esgotamento sanitário, dentro das ações do projeto Timon Saneada II

Uma das atividades relacionadas ao saneamento básico é a coleta e tratamento de esgoto. Este serviço é fundamental para uma maior qualidade de vida das pessoas e interfere diretamente na saúde, educação, renda e bem-estar, reduzindo indicadores negativos para o município e preservando o meio ambiente.

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta uma alta de até 14% no preço de um imóvel construído em uma área que possui rede de tratamento de esgoto em comparação com um similar onde o serviço não é oferecido. Ainda de acordo com o Trata Brasil, para cada 1 real investido em saneamento básico, economizam-se 4 reais em custos com saúde, o que demonstra a importância do esgoto coletado e tratado na melhoria da saúde pública.

*Timon no caminho do desenvolvimento*
A Águas de Timon deu início às obras de esgotamento sanitário no município. Com o programa Timon Saneada II, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto até o ano de 2022. Nessa primeira etapa, o programa ainda prevê a construção de uma Elevatória de Esgoto e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Também serão realizadas 7.575 ligações novas de esgoto, além da implantação de 33.000 metros de rede coletora e de 1.100 metros de linha de recalque. A meta é que, até o ano de 2026, toda a zona urbana do município de Timon tenha tratamento de esgoto, com um investimento total de R$ 168 milhões.

*Contribuição da comunidade*
Durante o processo de coleta e tratamento de esgoto, a contribuição da população é fundamental, pois a Águas de Timon disponibiliza a rede de coleta de esgoto na rua e o usuário deve fazer as instalações internas. Logo depois, as fossas sépticas devem ser desativadas e aterradas, pois elas oferecem risco à saúde e ao meio ambiente, como a contaminação do solo.

“Quando refletimos sobre os riscos que uma população sem esgoto tratado está exposta, entendemos a real necessidade de investimento nessa área do saneamento. É notório uma maior frequência escolar de crianças que moram em áreas que possuem rede de esgoto. A valorização imobiliária em locais que contam com coleta e tratamento de esgoto também é maior”, avalia o coordenador de Operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...